4 formas de usar o ChatGPT para resolver problemas (e que quase ninguém conhece)

4 formas de usar o ChatGPT para resolver problemas (e que quase ninguém conhece)

Confira a lista de soluções que usam ChatGPT como pano de fundo e que podem ajudar a otimizar o tempo, facilitar o aprendizado e resolver problemas

Por Natália Flach,  Jornal Valor Econômico

08/05/2023

É curioso que, enquanto uns acreditam que a inteligência artificial é algo distante, como tema de livro ou de filme de ficção científica, outros estão ávidos por usar as aplicações da nova fronteira tecnológica no dia a dia.

A popularidade do ChatGPT é um indício de que o segundo grupo vem ganhando cada vez mais adeptos. Mas, afinal, a nova tecnologia pode de fato facilitar a rotina das pessoas? A resposta é sim, segundo Jhonata Emerick, cofundador e CEO da Datarisk.

Confira abaixo uma lista de soluções que usam ChatGPT como pano de fundo e que podem ajudar a otimizar o tempo, facilitar o aprendizado e resolver problemas.

1 – Sharly

O usuário envia um documento para a ferramenta (upload) e habilita o chatbot a responder perguntas sobre o conteúdo. Assim que a dúvida é feita, o Sharly indica o trecho e a página onde aparece a informação. Para testar, Emerick fez o upload de um relatório que aborda a transformação digital na América Latina e depois pediu um resumo, o sentimento expresso no texto, as palavras-chave e uma lista dos locais e nomes mencionados no documento. Segundo o especialista, a ferramenta respondeu em segundos de forma correta.

2 – Tome

O usuário informa o tipo de documento que deseja criar e fornece detalhes sobre o contexto. Em segundos, a ferramenta cria o arquivo. Para testar, Emerick solicitou uma apresentação, e ela veio com índice, textos nos slides e ilustrações coerentes com a descrição.

3 – ChatGPT

A ferramenta pode ser usada em situações em que o usuário precisa compreender ou relembrar algum conceito. O desafio é formular a pergunta da forma clara e correta. Para testar, Emerick pediu para o ChatGPT descrever, de forma simples, o significado da sigla ESG. A resposta foi:
“ESG é uma sigla em inglês que representa ‘Environmental, Social, and Governance’. ESG é um conjunto de critérios que avalia a sustentabilidade e o impacto ético das práticas de uma empresa ou investimento. Esses critérios ajudam investidores e consumidores a identificar empresas responsáveis e comprometidas com questões socioambientais e boas práticas de governança.”

4 – Rationale

A ferramenta pode ajudar a tomar decisões tanto pessoais quanto profissionais. O usuário descreve a decisão que gostaria de tomar e o contexto, e a solução apresenta os prós e contras, a partir de informações públicas e do conhecimento na internet. Emerick mencionou que gostaria de publicar uma lista mensal com os melhores funcionários do setor e pediu os prós e contras. A resposta:
“Prós: transparência, competição positiva se feita da maneira correta e o reconhecimento pelo bom trabalho. Contras: pontos relativos à privacidade, o cuidado com critérios subjetivos e o impacto negativo em colaboradores que não se sentirem reconhecidos.”

Leia também: O que é o ChatGPT?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *