Cientista de Dados: Sua empresa tem?

Cientista de Dados: Sua empresa tem?

O que é Cientista de Dados??

Um dos objetivos da Academia de Executivos, a escola essencialista de gestão de negócios, é apresentar as novidades que estão trazendo uma revolução disruptivas no mundo corporativo.

Democratizar conhecimentos das melhores práticas, utilizadas por empresas de sucesso, que impliquem em melhorias na sua competitividade, serão apresentadas, discutidas e recomendadas. A conscientização da existência dessas novas tecnologias, ferramentas e metodologias deve ser mandatória e nos obrigamos a divulga-las.

Cientista de dados é uma nova função nas organizações e tem ganho relevância com a evolução do mundo digital. Profissionais especializados no uso de novas tecnologias para interpretação de dados e informações, tem gerado vantagem competitiva e mudado as regras do jogo da competição,

Conforme comentário do especialista Anjul Bhambhri (ex Vice-Presidente de Big Data da IBM e atual Vice-Presidente da Adobe) “Um Cientista de Dados representa uma evolução do papel de Analista de Negócios ou Analista de Dados. Estes profissionais possuem uma base sólida normalmente em ciência da computação, aplicações, modelagem, estatísticas, análises e matemática. O que define o Cientista de Dados é a forte visão de negócios, juntamente com a capacidade de comunicar os resultados, tanto para os líderes de negócios quanto para seus pares, de uma forma que influencie como uma organização posiciona-se diante dos desafios do mercado”.

O profissional cientista de dados pode ser comparado aos antigos analistas de mercados que trabalhavam, nas mesas de operações dos grandes bancos, negociando ações. Os bons analistas financeiros estudavam profundamente os balanços das empresas listadas em bolsa e suas performances em determinados períodos históricos. Após esta pesquisa, interpretando seus números e dados, bem como procedendo entrevistas com seus principais executivos, esses profissionais simulavam curvas futuras de crescimento(ou não) e seus possíveis resultados. Esse material servia de apoio para recomendações na compra de ações e investimentos.

O brilhantismo e inteligência de alguns analistas na interpretação destas informações, e seus resultados criaram muitos milionários. Podemos destacar como um grande “analista de dados” o empresário americano Warren Buffett, considerado um dos homens mais ricos do mundo. Mr. Buffett é conhecido por ser um estudioso de balanços de companhias abertas bem como de seus executivos.

Com a evolução da tecnologia da computação, em especial a “Inteligência Artificial”, esse tipo de analise estatística se estendeu a outros campos como medicina, advocacia, engenharia e biologia.

Um bom exemplo temos na empresa IBM que desenvolveu um computador chamado Watson que analisa milhões de de dados em segundos. Ele tem capacidade de leitura de até 4.000 relatórios  sobre leucemia em QUATRO SEGUNDO. A IBM diz que Watson é capaz de analisar 200 milhões de páginas de dados e responder a qualquer questão com precisão em menos de três segundos. O mesmo esta sendo feito no mundo jurídico analise de milhões de ações judiciais e suas respectivas sentenças. No futuro bastara alimentar o Watson com o problema que ele apresentará sua recomendação para a vitória do processo.

Imaginem como médicos ou advogados, o quanto de informações e conhecimentos poderíamos adquirir com esse poder de leitura. Como ainda não temos essa capacidade de leitura e velocidade de aprendizado, teremos que utilizar essas tecnologias para minimizar nossa carência.

O cientista de dados tem por objetivo suportar esse processo. Ele possui habilidades e conhecimentos, para garimpar as informações que possam alimentar um sistema de computação com inteligência artificial, que venham dar a melhor interpretação e sugerir as melhores estratégias e orientações.

Imagine um médico, que já leu milhões de relatórios de diagnósticos de uma determinada doença, bem como os tratamentos indicados e que curaram os pacientes, o quanto de conhecimento possui para indicar o tratamento adequado e o remédio correto.

Os dados utilizados por um Cientista de Dados podem ser tanto estruturados (bancos de dados transacionais de sistemas ERP ou CRM, por exemplo) e não estruturados (e-mails, imagens, vídeos ou dados de redes sociais). Ele cria algoritmos para extrair insights destes dados.

Também podem fornecer tendenciais como previsões de vendas com maior acuracidade. Com o histórico de vendas, preços, produção, mix de produtos, sazonalidade, taxa de dólar, taxa de inflação, crescimento do mercado,etc. o cientista de dados poderá fornecer melhores cenários de desenvolvimento do seu negócio.

Os resultados das análises ajudam os tomadores de decisão na definição das estratégias empresariais, bem como a criar novos produtos ou serviços baseados em tendencias levantadas nos estudos de dados.

Ainda não existe uma formação que prepare Cientistas de Dados, pois esta é uma profissão relativamente nova. Tem havido muito debate sobre isso no ambiente acadêmico, pois o mercado precisa de profissionais agora e o tempo de preparação de um profissional como estas habilidades, pode levar algum tempo. E por isso formações técnicas em determinadas áreas, podem ajudar a preparar estes profissionais.

Aqui vai uma sugestão. Contrate um profissional da área de matemática, engenharia ou física, ou avalie se já não tem esse recurso em sua equipe. Este profissional deve ser apaixonado por números, equações, palavras cruzadas, charadas e todo tipo de atividade que exija raciocínio sistêmico profundo.

Coloque-o para trabalhar como suporte na área de vendas e marketing. Informe todo o histórico de vendas da empresa nos últimos 10 anos (se sua empresa não tem 10 anos de os dados que você possui). Informe:

-crescimento do setor

– volumes e preços por produto e crescimento da sua empresa no setor

– Seu Market share de todos os participantes

– Taxa de crescimento do PIB, taxa de inflação, índice do desemprego

– Consumo per capto; evolução dos números dos compradores distribuídos por idade, renda e classe social; estrutura etária

– Participação no mix de produtos dos clientes; tipos de canais de vendas e suas respectivas participações na distribuição

– Variação dos preços das principais matérias primas e defina os fatores criticos de sucesso.

Estas informações devem ser para todo o período do estudo, ou seja, por cada ano.

Não se desespere, pois, sua empresa tem todos esses dados e caso não tenha, você deve começar a registrar. O tempo maior será para catalogar e organizar os dados.

Agora com todas as informações disponíveis o Cientista de Dados ira criar e alimentar o sistema de informação para checar as correlações entre alguns destes indicadores. Por exemplo se o seu mercado tem alguma correlação com o crescimento do PIB ou não? Qual o impacto da renda sobre o volume de vendas? Os aumentos de preços afetaram seu mkt share? etc.

O cientista de dados pode criar um algorítimo com as variáveis que influenciam seu negócio e resultados e que vai ajuda-lo na definição de sua estrategia e plano de ação.

A intenção é alertar nossos leitores sobre essas ferramentas  e como usa-la para manutenção da competitividade. Também deixar evidente a importância da criação, organização e armazenamento de sua base de dados. Aqueles relatórios “velhos e arquivados”, devem ser tratados como uma MINA DE OURO. Agora é só aprender a cavar.

E aí, você já contratou o seu Cientista de Dados???

Leia nossos posts ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO e PLANO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO para ajudar a entender onde seu cientista de dados pode ajudar