Colaboradores ou Funcionários: Como você define sua equipe?

Colaboradores ou Funcionários: Como você define sua equipe?

Queremos tratar aqui da relevância do uso de uma das palavras acima para denominar sua equipe e que muitas vezes reflete a cultura da sua empresa.

Alguns dirão que isto não é importante e que qualquer uma das palavras acima pode ser usada.

O uso ou não de uma palavra NÃO está em discussão pois respeitamos o livre arbítrio.

Pretendemos atentar para o efeito produzido no âmbito motivacional, pelo simples uso de determinada palavra, ao se referir as pessoas de sua empresa em qualquer evento social.

Em especial quando se referem aquela parte do grupo que ocupam as posições mais baixas na hierarquia da organização.

A experiencia mostra que, de acordo com a preferência da PALAVRA usada, podemos também diagnosticar a cultura da empresa no que tange ao processo recursos humanos.

Reflexo tambem desta decisão são encontrados em empresas que usam diferentes termos para se referir a sua area derecursos humanos. Algumas usam “área de recursos humanos” como “área de GENTE”.

Todos estes anos ocupando posição de lideranças, aprendi a respeitar a importância dos detalhes no processo motivacional da equipe. O respeito demonstrado a todos através de ações e palavras muitas vezes pesam mais que o aumento salarial.

Um simples bom dia, com um sorriso no rosto, para todos aqueles que você cruza ao entrar na sua empresa, tem o famoso efeito invisível de melhorar o ambiente bem como e o astral (motivação) das pessoas. Isto se traduz em RESULTADOS.

Agora voltemos ao tema deste artigo que é o uso das palavras COLABORADORES-FUNCIONÁRIOS-EMPREGADOS.

Empresas de administração modernas bem como aquelas do mundo digital, onde os cérebros são, reconhecidamente, os maiores ativos no empreendimento, tem dado preferência no uso das palavras COLABORADORES. Ah, nestas empresas, sua área de recursos humanos é denominada área de GENTE.

Outras, em sua maioria, da economia velha, ainda mantem o sistema  no antigo desenho das estruturas tradicionais. Esta organizações com elevados investimentos em ativos como maquinas e equipamentos, continuam dando preferência aos termos EMPREGADOS ou FUNCIONÁRIOS.

QUAL É ENTÃO A QUESTÃO?

Nada de errado em relação a terminologia, que sempre foi usada no passado.

Aqui a questão é se perguntar COMO VOCE GOSTARIA DE SER CHAMADO?? COLABORADOR – FUNICIONARIO ou EMPREGADO.

Qual o efeito sobre os seus pensamentos e sentimentos quando VOCE ouve / escuta determinada palavra??

Acredito que todos gostariamos de ser reconhecidos como COLABORADORES pois é isto que somos. Colaboramos para o bem e progresso das nossas empresas.

Precisamos aprender a desaprender e nos adaptarmos a nova velocidade das mudanças e os efeitos em todos os processos e aspectos em uma organização.

Palavras como empregados e funcionários foram criados a algum tempo atrás onde fazia sentido naquele momento. Hoje convivemos com nossos colaboradores e no futuro este termo deverá ser substituído por outro que fará mais sentido, como por exemplo  PARCEIROS E/OU ACIONISTAS.

Sim, em um futuro próximo, para que você consiga ser competitivo e vitorioso, todos de sua equipe deverão ser seus sócios, na proporção da representatividade da remuneração de cada um. O ENGAJAMENTO só vira se você transformar todos em “donos” do negócio. Empresas que enxergarem, antes, esta tendência tem chances de serem as grandes campeãs no futuro.

Use o termo que você quiser pois o livre arbítrio é o mais importante. MAS se quiser uma empresa mais feliz  e produtiva, com MELHORES RESULTADOS, passe a DENOMINAR todos como COLABORADORES. Em um futuro próximo o termo correto devera ser outro.