Por que este é um excelente currículo?

Por que este é um excelente currículo?

Por que este é um excelente currículo

Recrutadores gastam uma média de seis segundos revendo um currículo antes de tomar a decisão inicial sobre os candidatos, de acordo com pesquisa conduzida por TheLadders, um serviço de correspondência de emprego on-line para profissionais. Isso significa que você tem que ganhá-los mais rápido.

Uma especialista em carreira dá dicas de como escrever um curriculum vencedor.

Abaixo um exemplo que pode ser usado como modelo.

Embora currículos devem ser adaptados para a indústria que você está dentro, o abaixo oferece de forma sintética, um guia útil que podem ser usados por profissionais de nível médio e de entrada, bem como para aqueles com mais experiências. Baixo segue modelo.

Por que este é um excelente currículo

Recrutadores gastam uma média de seis segundos revendo um currículo antes de tomar a decisão inicial sobre os candidatos, de acordo com pesquisa conduzida por TheLadders, um serviço de correspondência de emprego on-line para profissionais. Isso significa que você tem que ganhá-los mais rápido.

Uma especialista em carreira dá dicas de como escrever um curriculum vencedor.

Abaixo um exemplo que pode ser usado como modelo.

Embora currículos devem ser adaptados para a indústria que você está dentro, o abaixo oferece de forma sintética, um guia útil que pode ser usado por profissionais de nível médio e de entrada, bem como para aqueles com mais experiências.

O que torna este currículo tão bom? Abaixo algumas razões:

  1. Inclui uma URL para o perfil online profissional do candidato a emprego.

Crie um currículo online com um endereço de URLs e inclua em suas informações conforme modelo abaixo. Conforme pesquisa, 86% dos recrutadores admitem analisar os perfis online dos candidatos. Isso impedirá recrutadores de ter que adivinhar ou confundi-lo com outra pessoa.

  1. Crie uma marca consistente.

Se você tem um nome comum, considere incluir sua inicial do meio em seu currículo e perfis profissionais on-line para se diferenciar da concorrência. Por exemplo, decidir se você é Marcos de Souza, Marcos R. de Souza ou M. Souza. Em seguida, use esse nome consistentemente, seja no LinkedIn, no Google+, no Twitter ou no Facebook.

  1. Incluir um único número de telefone e endereço de e-mail.

Escolha um número de telefone para o seu currículo onde você controla a mensagem de correio de voz e quem pega o telefone. A mesma regra se aplica a um endereço de e-mail.

  1. Não incluir uma declaração objetiva.

Não adianta incluir um objetivo genérico sobre um “profissional à procura de oportunidades que me permita aproveitar minhas habilidades”. Não é útil e distrai a atenção.

  1. Em vez disso, incluir um resumo executivo.

Inclua um resumo executivo, onde você explica quem você é e o que você está procurando. Em aproximadamente três a cinco frases, explique no que é bom e no que está interessado, e como você pode agregar valor a esta empresa.

  1. Usar ordem cronológica inversa.

Este é o mais útil para os recrutadores, porque eles são capazes de ver o que você tem feito nos últimos anos imediatamente

  1. Ele usa palavras-chave como “previsão” e “planejamento estratégico”.

Muitas empresas usam algum tipo de processo de triagem para identificar os candidatos certos. Você deve incluir as palavras-chave, mencionadas na de trabalho em todo o seu currículo.

Identifique as palavras-chave, terminologia e frases-chave que rotineiramente aparecem nas descrições de funções da posição que está buscando, e incorpore-os ao em seu currículo (supondo que você tem essas habilidades) isso irá ajudá-lo a passar das seleções iniciais e para o recrutador ou gerente de contratação.

  1. Forneça descrição das empresas que trabalhou.

É útil para os recrutadores conhecerem o tamanho das empresas que você trabalha e trabalhou.

Ser diretor de uma grande empresa significa algo muito diferente que um diretor de uma pequena empresa. Estas informações devem estar logo abaixo do nome da empresa.

Enquanto o tamanho da empresa é uma informação útil, incluindo a descrição da empresa, também permitirá que o gerente de contratação saiba quais as indústrias que você trabalhou.  Por exemplo, ser um contador em firma de tecnologia pode ser muito diferente de ser um contador na indústria de serviços.

  1. Liste, abaixo da descrição da função que exerceu, de duas até cinco realizações.

Sob cada trabalho ou experiência que você teve, explique como contribuiu ou apoiou os projetos e iniciativas de sua equipe.

  1. Quantificar as realizações.

Quantifique suas principais realizações e contribuições para cada papel. Isso pode incluir o dinheiro que você salvou ou trouxe para o seu empregador, ofertas fechadas e projetos entregues no prazo ou dentro do orçamento. Não use mais do que três a cinco pontos.

  1. As realizações são formatadas como resultado-e-depois-causa.

Uma boa regra é usar a estrutura de frase “resultado POR ação” sempre que possível. Por exemplo: “gerou cerca de R$256.000 em poupança anual através da utilização de um novo procedimento que simplificou os relacionamentos do vendedor da empresa.”

  1. Não use diferentes cores de fontes

Use somente a cor preta para escrever sob um fundo branco. Em relação a fonte use Arial, Tahoma ou Calibri.

  1. Não inclui pronomes.

Você nunca deve escrever o seu currículo em terceira pessoa, porque todo mundo sabe que você é o único a escrevê-lo (a menos que você vá através de um serviço profissional de resumo escrito).

  1. Não inclui imagens.

Evite adicionar tabelas, imagens ou outras imagens incorporadas no seu currículo, pois isso pode confundir o software de rastreamento do candidato e confundir seu currículo no sistema

  1. Não usa cabeçalhos ou rodapés.

Pode parecer limpo e conciso para exibir suas informações de contato no cabeçalho, mas pelo mesmo motivo com tabelas embutidas e gráficos, muitas vezes fica embaralhado em um sistema de rastreamento.

  1. Educação deve estar listada na parte inferior.

A menos que você é um graduado recente, você deve destacar sua experiência de trabalho e mover suas informações de educação para a parte inferior do seu currículo. Nunca inclua nada sobre seus anos de escola secundária.

  1. Não incluir “referências a pedido”.

Cada recrutador sabe que você vai fornecer referências quando solicitado, assim não há nenhuma razão para você incluir esta linha. Novamente, lembre-se que o espaço em seu currículo é crucial para não o desperdiçar em uma linha sem sentido.