Conceito e Princípios de Governança Corporativa – IBGC

Conceito e Princípios de Governança Corporativa – IBGC

Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa

CONCEITO E PRINCÍPIOS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

O Brasil, através de instituições como o IBGC, tem avançado no campo da Governança Corporativa, trazendo transparência e sustentabilidade as operações das corporações, com o OBJETIVO de colaborar para construção de empresas sólidas e longevas. No Brasil, com tantas manchetes negativas sobre má gestão e fraudes, se tornou urgente o trabalho dessa instituição.

O IBGC criou o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, no qual pretendemos ajudar a divulgar entre as organizações brasileiras. IBGC (INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA)é uma organização exclusivamente dedicada à promoção da Governança Corporativa e é o principal fomentador das práticas e discussões sobre o tema no País, tendo alcançado reconhecimento nacional e internacional.

Em nosso site queremos trazer os principais ensinamentos sobre Governança, que devem nortear a vida de todo empreendedores, empresários executivos, independentemente do tipo e tamanho de sua empresa,  Recomendamos principalmente a todos executivos que alcançaram posições de liderança, no nível de diretoria, que participem desta instituição, participando de seus cursos.

O seu curso inicial, de formação de conselheiros, deveria ser uma obrigatoriedade para todos aqueles que atingiram estas posições. Ele trás conteudos ricos no que tangem a Governança, em todas as áreas de uma organização.

Abaixo segue a 1a lição tirada do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC.

Os princípios básicos de Governança Corporativa são:
Transparência
Mais do que a obrigação de informar é o desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. A adequada transparência resulta em um clima de confiança,tanto internamente quanto nas relações da empresa com terceiros. Não deve restringir-seao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à criação de valor.
Equidade
Caracteriza-se pelo tratamento justo de todos os sócios e demais partes interessadas
(stakeholders). Atitudes ou políticas discriminatórias, sob qualquer pretexto, são
totalmente inaceitáveis.
Prestação de Contas (accountability)
Os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões.
Responsabilidade Corporativa
Os agentes de governança devem zelar pela sustentabilidade das organizações, visando à
sua longevidade, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos
negócios e operações.

Leia tambem como construir uma ESTRATÉGIA VENCEDORA