Sucesso? Qual o Segredo dos Vitoriosos?

Sucesso? Qual o Segredo dos Vitoriosos?

Sucesso em termo coloquial, significa quando uma pessoa atinge seus objetivos pessoais, financeiros ou de carreira.

Outras pessoas definem sucesso como ter um fazer muito dinheiro. Se considerarmos somente o aspecto financeiro para definir felicidade poderemos cometer um tremendo erro. Geoffrey James, editor do site Inc.com desenvolveu um modelo gráfico(grade) para definir sucesso onde ele demonstra a interação entre a “quantidade” de dinheiro (pobre e rico) com a “quantidade: de felicidade(infeliz e feliz). Vejam abaixo e tirem suas conclusões.

Veja as 3 figuras abaixo e tire suas conclusões.

As grades acima comprovam a mais simples e popular definição de sucesso que é sucesso é ser FELIZ.  Felicidade É O RESULTADO do processo do sucesso ou seja é quando se atinge o objetivo esperado. E como funciona esse processo?

Existem inúmeros modelos e receitas na literatura da neurolinguística, bem como nas palestras dos mais bem pagos “coaches” do mundo.

Após todos esses anos estudando, vivenciando e experimentando o sucesso (e alguns fracassos) podemos atestar que existe um processo, que se respeitado suas etapas, pode levar qualquer pessoa a ter sucesso. Nesse artigo queremos apresentar o PROCESSO DO SUCESSO.

Esse processo inicia-se com o ato de sonhar (grande), onde surgem os desejos, ideias e as visões. Em nosso cérebro, o processo “sonhar” é minimalista pois apresenta o desejo seguido de sua realização. No sonho nunca detalhamos o plano de ação para atingir o resultado.

E como funciona esta dinâmica cerebral SONHO ⇒OBJETIVO- RESULTADO?

Um bom exemplo é quando sonhamos ganhar na Megasena R$100 milhões. Temos a imagem do bilhete ganhador e todo o dinheiro depositado no banco, comprando casa, carro, viajando e esnobando com os amigos.

Em nosso sonho não aparece cada etapa do plano de ação com cada etapa como levantar pela manhã, tomar um banho, preparar o café, vestir-se, pentear-se, escovar os dentes, dirigir ou tomar um transporte publico, ir a casa lotérica, escolher os números, fazer o jogo, pagar no caixa, etc. Ganhar na Megasena é uma possibilidade mas existem um conjunto de atividades para serem executadas. Esse exemplo é para demonstrar a dinâmica do cérebro.

O sonho grande com seu objetivo definido, traz uma sensação extasiante que se transforma em um sentimento/emoção de alegria. Essa felicidade gera um pensamento positivo que neutraliza todo e qualquer pensamento negativo transformando o sonhador em um otimista.

O pensamento positivo potencializado, pela força do sentimento de alegria, se transforma em combustível para a ação e trás consigo a atitude e a garra necessária para elaborar um plano de ação, como disciplina na execução, que conduz ao atingimento da meta sonhada.

Nesse processo, as fases iniciais, desejo(objetivo)-sentimento-pensamento, são etapas simples, mas críticas, pois dependerá desse processo mental o volume de energia para impulsionar a etapa da AÇÃO, considerada a de maior dificuldade. É na etapa da elaboração do plano de ação e da execução que surgem os campeões, pois muitas dificuldades surgirão e que podem levar meses e anos para serem superadas e somente com muito foco, garra e determinação o empreendedor vence essas batalhas.

A atitude e o posicionamento diante das adversidades é que define os “sonhadores realizadores (campeões)” dos “sonhadores procrastinadores (perdedores)”.

O racional do Processo do Sucesso (modelo abaixo), é de uma simplicidade única, mas sua execução é extremamente complexa.

DESEJO⇒SENTIMENTO⇒PENSAMENTOATITUDERESULTADO

 

Todos os projetos,consciente ou inconscientemente, acontecem dentro desse processo mental. O resultado é proporcional aos esforços alocados nas etapas da construção do plano de ação e do foco e disciplina na execução.

A qualidade da Execução deve refletir a intensidade do sonho-objetivo. No decorrer da caminhada da execução, que poderá levar alguns anos, muitos desafios e dificuldades surgirão, batalhas serão perdidas, críticas surgirão, pessoas próximas dirão que talvez deva desistir. Todos tipos de obstáculos apareceram para testar o a sua fé e desejo no seu projeto.

Abaixo o sub-processo denominado ATITUDE-EXECUÇÃO:

ATITUDE POSITIVA→ESFORÇO→PLANO DE AÇÃO→ESFORÇO→EXECUÇÃO

Em casos onde profissionais são focados, empregando esforços e disciplina na execução, porém sem os resultados esperados, a experiência demonstra que é somente questão de tempo para alcançarem o sucesso. Muitas vezes o “nosso tempo” é diferente do “tempo dos acontecimentos no universo”,e é aqui que entra o fator diferencial chamado PERSEVERANÇA.

Faça uma reflexão do quanto balanceado estão seus esforços em relação aos seus objetivos. Seja honesto com a resposta.

No ambiente empresarial, em especial na carreira profissional, as pessoas negligenciam a lógica do PROCESSO DO SUCESSO. Algumas se acham merecedoras, porem não se esforçam na proporção ao “tamanho” de seus desejos-objetivos.

Atualmente existe uma febre de profissionais exercendo a função de “coach”. Em suas palestras energizam seus alunos com técnicas que potencializam os sentimentos e pensamentos positivos. Esses “técnicos motivacionais”, imprimem um ritmo incessante pela busca do controle mental e foco no alcance do objetivo projetado, ou seja o sucesso.

Esses “coaches” conduzem sessões inteiras de neurolinguística (eu posso, eu posso, eu posso, etc.) levando a êxtase os participantes, que saem eletrizados e motivados. Grande parte desse público se frustra no dia seguinte, ao perceberem que não basta um desejo-objetivo, sentimento e pensamento positivo, sem uma atitude de esforço e disciplina na construção de um plano de ação seguida por muita garra na execução.

Em seu último livro intitulado GARRA – O Poder da Paixão e da Perseverança, a psicóloga Angela Duckworth demonstra para pais, estudantes, educadores, atletas e empreendedores que o segredo para realizações incríveis não é o talento ou a inteligência, mas uma mistura de paixão e perseverança que ela chama de “garra”. Em sua pesquisa ela conclui que o ESFORÇO é o combustível do sucesso.

No livro Outlier-Fora de série, Malcolm Gladwell traz comprovações científicas que todos que alcançaram resultados espetaculares tinham desprendido esforços FORA DE SÉRIE.

O paradigma das 10.000 horas de trabalho, para um completo conhecimento de matéria (processo/atividade), simplesmente reforça a tese do ESFORÇO POTENCIALIZADO. Em condições normais, para atingir as 10.000 horas, leva-se de três a cinco anos, cabendo a cada um encurtar este tempo, de acordo com seu esforço.

Acreditamos que sucesso é resultante da interação entre o subjetivo- humano (desejo-sentimento-pensamento-atitude) e o objetivo-técnico (saber fazer). Muitos sonhos-objetivos não se realizam devido ao desequilíbrio entre querer fazer e saber fazer levando a pessoa à falta de FOCO, PROPÓSITO, DISCIPLINA E UM PLANO DE AÇÃO.

Se o PROCESSO DO SUCESSO é simples, por que somente 2 empresas, em 10, sobrevivem até 10 anos. O que acontece com as 8 empresas que morreram no caminho? Por que e que somente alguns atingem o topo nas organizações?

A resposta também é simples. Falta esforço proporcional ao tamanho do desejo-objetivo. Falta foco no objetivo e garra na execução. O verbo QUERER não implica em SER.

Todas as invenções, inovações e realizações humanas, consideradas “sucesso”, nasceram de um sonho (desejo-ideia-visão).