As 5 profissões em alta no mundo; e as 5 em declínio

As 5 profissões em alta no mundo; e as 5 em declínio

Relatório Futuro do Trabalho 2023, do Fórum Econômico Mundial, traz ainda as habilidades profissionais que todo mundo deveria desenvolver este ano

Por Adriana Fonseca, Jornal Valor Econômico

02/05/2023

O Fórum Econômico Mundial divulgou seu relatório sobre futuro do trabalho, e trouxe as cinco profissões que mais crescem no mundo. A estimativa da organização é que essas cinco funções expandam rapidamente nos próximos cinco anos, à medida que a automação e a transição energética transformam a forma como trabalhamos.

5 profissões que mais crescem no mundo

  1. Especialista em machine learning e inteligência artificial (39% de crescimento)
  2. Especialista em sustentabilidade (33%)
  3. Analista de business intelligence – BI (32%)
  4. Analista de segurança da informação (31%)
  5. Engenheiro de fintech (31% de crescimento)

Em paralelo, outras 5 funções devem cair em demanda. São elas:

  1. Caixas de bancos e funcionários relacionados (40% de declínio)
  2. Atendentes de serviços postais (40%)
  3. Operador de caixa de supermercado e outros tipos de varejo (37%)
  4. Digitador de dados (36%)
  5. Secretário executivo e administrativo (34%)

Essas cinco profissões em declínio são ocupadas atualmente por 673 milhões de trabalhadores globalmente, segundo a Organização Internacional do Trabalho.

Especialista em sustentabilidade é uma das profissões em alta no futuro do trabalho, segundo relatório do Fórum Econômico Mundial — Foto: Unsplash

Em compensação, no futuro do trabalho, a transição energética pode gerar cerca de 30 milhões de trabalhos até 2030, em energia limpa, eficiência energética e tecnologias de baixa emissão.

Segundo o relatório Futuro do Trabalho 2023, de agora e até 2027, as empresas preveem que 44% das principais habilidades dos trabalhadores serão transformadas, porque a tecnologia está se movendo mais rápido do que as empresas podem projetar e ampliar seus programas de treinamento.

Nesse sentido, o Fórum Econômico Mundial listou também algumas habilidades profissionais em crescimento importantes para trabalhadores e empregadores que desejam ficar à frente da curva de mudança, no que se chama de reskilling.

As 10 habilidades profissionais para 2023

  1. Pensamento analítico
  2. Pensamento criativo
  3. Resiliência, flexibilidade e agilidade
  4. Motivação e autoconsciência
  5. Curiosidade e “lifelong learning” (aprendizagem contínua)
  6. Alfabetização tecnológica
  7. Confiabilidade e atenção ao detalhe
  8. Empatia e escuta ativa
  9. Liderança e influência social
  10. Controle de qualidade

As competências cognitivas encabeçam a lista das competências de maior importância para os trabalhadores em 2023. O pensamento analítico é considerado uma habilidade essencial por mais empresas do que qualquer outra habilidade, totalizando, em média, 9,1% das habilidades essenciais relatadas pelas empresas.

O pensamento criativo vem em segundo lugar, à frente de três habilidades de autoeficiência: resiliência, flexibilidade e agilidade; motivação e autoconsciência; e curiosidade e aprendizagem ao longo da vida – que reconhecem a importância da capacidade dos trabalhadores de se adaptarem a locais de trabalho disruptivos.

“Há mais foco e interesse em ter pessoas com pensamento analítico, pessoas com criatividade”, disse Saadia Zahidi, diretora administrativa do Fórum Econômico Mundial, em entrevista para o podcast da Rádio Davos sobre o Relatório Futuro do Trabalho 2023.

“Mas também se tornou muito importante ter habilidades de liderança e influência social, além da capacidade de trabalhar com outras pessoas. Assim como as características que nos tornam humanos, nos tornam capazes de nos relacionar uns com os outros e de fazer coisas inovadoras e criativas em o local de trabalho.”

Leia também: As 20 Maiores Demissões na Área de Tecnologia nos EUA Nesta Década

Um comentário em “As 5 profissões em alta no mundo; e as 5 em declínio

  1. Gostei desse artigo publicado, a partir dos comentários das “As profissões cinco profissões em alta…; Sou o analítico em pessoa. Dentre as coisas executadas, em corporações, ou em grupos de trabalho… obrigado pelo despertar cognitivos que até então estávamos em repouso. Obrigado, isso é muito útil a todo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *