5 conselhos de Bill Gates para os recém-formados

5 conselhos de Bill Gates para os recém-formados

Fundador da Microsoft fala sobre o peso das decisões no início da carreira e da importância da rede de contatos e do tempo livre

Por Adriana Fonseca, Jornal Valor Econômico

01/06/2023

Em maio, Bill Gates falou para os recém-formados da Faculdade de Engenharia, Informática e Ciências Aplicadas e da Faculdade de Meio Ambiente, Silvicultura e Ciências Naturais da Universidade do Norte do Arizona, nos Estados Unidos. Começou seu discurso dizendo que a turma de 2023 não é um grupo comum de graduados. Afinal, antes de a maioria deles concluir o primeiro ano de faculdade, uma pandemia – “que ocorre uma vez em uma geração” – mudou a vida deles e o aprendizado, como conhecíamos até então.

Nesse cenário, continuou Gates, foi preciso resiliência, garra e muita engenhosidade para esses estudantes cruzarem a linha de chegada. “Por isso, fiquei empolgado em parabenizá-los antes de começarem as próximas etapas de suas vidas e compartilhar um pouco da sabedoria que adquiri nas décadas desde que deixei meu próprio campus universitário.”

Bill Gates dá um recado aos recém-formados: Você provavelmente sente muita pressão agora para tomar as decisões certas sobre sua carreira. Pode parecer que essas decisões são permanentes. Elas não são! O que você fizer amanhã — ou nos próximos dez anos — não precisa ser o que você fará para sempre. — Foto: World Economic Forum / Manuel Lopez

Gates ainda lembrou a todos que ele mesmo não chegou a se formar. “Saí depois de três semestres para começar a Microsoft”, disse. “Então, o que um desistente da faculdade sabe sobre a formatura? Não muito pessoalmente, para ser honesto.”

A fala do executivo caminhou para como os recém-formados podem ter o maior impacto no mundo com a educação que receberam, e assim ele compartilhou as cinco coisas que gostaria de ter ouvido na formatura que nunca frequentou. Veja quais são:

1. Sua vida não é uma peça de um ato.

Você provavelmente sente muita pressão agora para tomar as decisões certas sobre sua carreira. Pode parecer que essas decisões são permanentes. Elas não são! O que você fizer amanhã — ou nos próximos dez anos — não precisa ser o que você fará para sempre.

Quando saí da escola, pensei que trabalharia na Microsoft pelo resto da vida. Hoje, ainda amo meu trabalho com software, mas a filantropia é meu trabalho em tempo integral. Passo meus dias trabalhando para criar inovações que combatam as mudanças climáticas e reduzam as desigualdades em todo o mundo, inclusive na saúde e na educação.

Sinto-me sortudo por nossa fundação apoiar instituições incríveis, mesmo que não seja o que eu imaginei que estaria fazendo quando tinha 22 anos. Não apenas está tudo bem mudar de ideia ou ter uma segunda carreira. É, de fato, uma coisa muito boa.

2. Você nunca é inteligente demais para ficar confuso.

Achei que sabia tudo o que precisava saber quando saí da faculdade. Mas o primeiro passo para aprender algo novo é abraçar o que você não sabe, em vez de focar no que você sabe.

Em algum momento de sua carreira, você se deparará com um problema que não pode resolver sozinho. Quando isso acontecer, não entre em pânico. Respire. Force-se a pensar nas coisas. E então encontre pessoas inteligentes para aprender.

Pode ser um colega com mais experiência. Pode ser um de seus colegas formados que tem uma boa perspectiva e o incentivará a pensar de maneira diferente. Pode ser um especialista na área que esteja disposto a responder às suas perguntas por mensagem direta.

Praticamente tudo o que conquistei veio porque procurei outras pessoas que sabiam mais. As pessoas querem ajudá-lo. A chave é não ter medo de perguntar. Você pode terminar com a escola. Mas você pode – e deve – ver o resto de sua vida como uma educação.

3. Gravite em torno de um trabalho que resolva um problema importante.

A boa notícia é que você está se formando em um momento em que há muitos problemas importantes a serem resolvidos. Novos setores e empresas estão surgindo todos os dias, o que permitirá que você ganhe a vida e faça a diferença, e os avanços na ciência e na tecnologia tornaram mais fácil do que nunca causar um grande impacto.

Por exemplo, muitos de vocês estão se tornando silvicultores. Seus professores ensinaram sobre ferramentas de ponta, como drones que usam o LiDAR [uma tecnologia de sensoriamento remoto] para produzir mapas precisos do chão da floresta. Você pode encontrar novas maneiras de usar essa tecnologia para ajudar a combater as mudanças climáticas.

Alguns de vocês estão começando a carreira como programadores. Você pode usar seus talentos para garantir que todas as pessoas possam se beneficiar da inteligência artificial – ou para ajudar a eliminar preconceitos na IA.

Quando você passa seus dias fazendo algo que resolve um grande problema, isso o energiza para fazer o seu melhor trabalho. Obriga você a ser mais criativo e dá à sua vida um forte senso de propósito.

4. Não subestime o poder da amizade.

Quando eu estava na escola, fiz amizade com outro aluno que compartilhava muitos dos meus interesses, como romances de ficção científica e revistas de informática. Mal sabia eu o quanto essa amizade seria importante. O nome do meu amigo era Paul Allen – e começamos a Microsoft juntos.

Lembre-se de que as pessoas com quem você se sentou em palestras, esquiou e competiu não são apenas seus colegas de classe. Eles são a sua rede. Seus futuros cofundadores e colegas. Uma grande futura fonte de apoio, informações e conselhos.

5. Meu último conselho é o que eu mais poderia ter usado.

Levei muito tempo para aprender. E é o seguinte: você não é um preguiçoso se der uma folga para si mesmo.

Quando eu tinha a idade de vocês, não acreditava em férias. Eu não acreditava em fins de semana. Eu empurrei todos ao meu redor para trabalhar longas horas. Nos primeiros dias da Microsoft, meu escritório dava para o estacionamento – e eu acompanhava quem saía mais cedo e quem ficava até mais tarde.

Mas à medida que envelheci – e especialmente depois que me tornei pai – percebi que a vida é mais do que trabalho. Não espere tanto quanto eu para aprender essa lição.

Reserve um tempo para nutrir seus relacionamentos, comemorar seus sucessos e se recuperar de suas perdas. Faça uma pausa quando precisar. Pegue leve com as pessoas ao seu redor quando elas precisarem também.

E antes de começar a próxima etapa da sua vida, reserve um momento e divirta-se. Hoje à noite, neste fim de semana, neste verão, quando quiser. Você merece isso.

Leia também: As 8 Regras de Liderança de Jack Welch

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *