Em que fase da transformação digital está sua empresa?
A digitalização das empresas, também chamada Transformação Digital, tem revolucionado o mundo empresarial nos últimos anos. Foram e são tantas novidades todos os dias que, quando olhamos para uma empresa ou analisamos as empresas que trabalhamos, não conseguimos diagnosticar em que posição estamos nessa corrida digital que pode exponencializar o crescimento da organização ou, se não acompanharmos a velocidade de transformação, podemos desaparecer.
Então como entender o que precisa ser feito para aumentar a competitividade da empresa na era digital?
Primeiramente devemos responder a pergunta: Em que fase da Transformação Digital está sua empresa?
A pergunta não tem nada de trivial, mas serve de base para uma reflexão profunda sobre o momento do seu negócio.
No Brasil, quase todos os negócios já passaram pela primeira fase — e ainda há, aqui e ali, quem a confunda como se o trabalho estivesse completo.
Essa fase inclui a automatização dos processos internos, a interconexão de softwares de gestão que gerenciam vendas, compras, controles de estoques, emissão de NF, folha de pagamento, fluxogramas de projetos, robotização dos processos produtivos — ou seja gerenciam todas as atividades. É quando a empresa se digitaliza.
A segunda fase ocorre no momento em que se abre a porta para o consumidor.
É o site de e-commerce no modelo de negócio B2C e o site de relacionamento no modelo B2B. É também o suporte técnico por WhatsApp, e-mail, redes sociais, tudo de preferência interligado, para que os analistas tenham sempre à mão toda a informação sobre cada cliente.
Ainda mais gente acha que transformação digital acaba aí, no relacionamento digital com o consumidor.
A mágica, porém, se dá na terceira fase, uma para a qual muitos executivos e empresários ainda não deram a devida atenção.
Tanto na primeira quanto na segunda fases, uma quantidade imensa de informações é gerada e armazenada — aquilo que chamamos Big Data. Algoritmos de inteligência artificial podem fazer com que esses dados caóticos virem informação preciosa.
Quando a terceira fase é implementada, a empresa passa a reagir às informações que coleta, entendendo as tendências do consumidor, otimizando sua previsão de vendas, criando novos produtos, reinventado sua maneira de se relacionar.
O mercado passa a informar a empresa, aponta os caminhos pelos quais ela pode crescer, mostra onde estão seus pontos fracos.
Esta é a Transformação Digital completa, quando a maneira como uma empresa funciona se inverte. Em vez de decisões tomadas internamente serem depois testadas no mercado, o mercado informa que decisões a empresa deve tomar.
E a sua empresa, em que fase está?
Fonte: Academia de Executivos & Pedro Doria (jornal Estado de São Paulo)