FIM DO EMPREGO FORMAL. O EMPREENDEDORISMO É A SALVAÇÃO PARA GERAÇÃO DE RENDA

FIM DO EMPREGO FORMAL.  O EMPREENDEDORISMO É A SALVAÇÃO PARA  GERAÇÃO DE RENDA

A inteligencia artificial (IA), os avanços na tecnologia da informação, a biotecnologia, as novas tecnologias digitais, o surgimento da INDUSTRIA 4.0, e a disruptura, causada por essas tecnologias nos mais diferentes setores, estão causando uma revolução silenciosa e ainda pouco visível as pessoas em seus  mercados do tradicional trabalho formal e de carteira assinada. Esse “tsunami” que esta se formando irá impactar todas as regiões, mercados, segmentos e industrias, levando para o ralo milhões de empregos.

Essas tecnologias estão invadindo todos os setores e assumindo as atividades consideradas repetitivas, rotineiras e que não exigem o uso da força do intelecto humano.

Pesquisas indicam que mais de 50% das atividades profissionais existentes atualmente correm o risco de desaparecer nos próximos 10 anos  20 anos.  Com a inteligencia artificial também se desenvolvendo no campo da inteligencia cognitiva, podemos concluir que entre as atividade que podem desparecer estão incluídas posições de lideranças, como funções de supervisão, gerencia, diretorias nos mais diferentes setores.

Se o profissional ocupa atualmente uma posição de gerencia comercial ou marketing ou financeira ou qualquer outra atividade que um algoritmo possa, no futuro, desempenhar melhor essa atividade, com certeza essa posição corre o risco de desaparecer. No mundo dos profissionais liberais como médicos, advogados e contadores também haverá uma enorme redução no número dos profissionais, sendo substituídos por robôs e algoritmos.

Temos testemunhados fechamentos de agencias bancárias, agencias de correios, pontos comerciais de lojas do varejo dos mais diferentes produtos, fechamento de escolas de todos os níveis, industrias fechando fábricas e outros exemplos em muitos mercados.

Essa revolução silenciosa tem gerado demissão em massa nos mais diferentes setores e as pessoas ainda não se deram conta que esse é um caminho sem volta. Essas vagas fechadas não voltaram e todos os profissionais demitidos devem se dar conta dessa realidade e olhar para a frente com esperança e com o objetivo de construir uma nova carreira profissional.

E é nesse momento que o EMPREENDEDORISMO é a opção lógica e viável para todas as pessoas que um dia tiveram uma carteira de trabalho assinada. Esses profissionais devem entender que existem inúmeros serviços e produtos que podem ser criados nesse novo mundo que é o mundo dos SERVIÇOS E DA EXPERIENCIAS. Todos profissionais demitidos devem analisar quais são seus talentos, suas habilidades e conhecimentos atuais que possam ser utilizados como base inicial de uma nova atividade profissional. Essas pessoas devem aprender  como colocar em uso seus talentos em prol da construção da principal empresa do futuro que é a VOCE S/A.

É nesse momento que o futuro empreendedor deve estar consciente que deve criar uma estratégia de travessia segura para essa nova etapa de sua vida. De acordo com muitos estudos e pesquisas essa jornada pode ser bem-sucedida se o futuro empreendedor cumpri e respeitar algumas atividades e etapas como:

1-Desenvolver uma auto avaliação precisa de seus talentos bem como seus conhecimentos e habilidades técnicas em determina área ou segmento.

2-Desenvolver uma auto avaliação dos seus conhecimentos e habilidades em gestão de negócios e administração de empresa. Esse futuro empreendedor deve conhecer os princípios básicos de administração de empresa e como construir um diferencial competitivo para sua empresa.

3-Definir um segmento de mercado que conheça ou tenha mais familiaridade e levantar todas as informações críticas da Dinâmica desse mercado.

4-Após cumprida as etapas anteriores o empreendedor deverá criar um plano de negócio básico definindo seu mercado alvo, o produto e/ou serviço diferenciado e incluir todas as demais informações estratégicas do negócio. Também deverá constar nesse plano os principais objetivos que pretende alcançar com seus respectivos plano de ações.

Essas etapas são consideradas críticas para que a transição ocorra de forma harmoniosa e que o NOVO EMPREENDEDOR tenha sucesso nessa empreitada.

Segundo estudos do SEBRAE existem 3 principais razões de fracasso do empreendedor nessa empreitada e que devem ser conhecidas para serem evitadas.

Segundo essa pesquisa a 1ª causa dos empreendedores terem fracassados, de acordo com 46% dos entrevistados, foi devido à FALTA DE UM PLANEJAMENTO PRÉVIO.

A 2ª causa com mais de 38% das respostas aponta como razão principal do fracasso dos empreendedores a FALTA DE CONHECIMENTO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS. E a 3ª razão é em decorrência da falta de preparo emocional do empreendedor.

Em decorrência dessas evidencias sugerimos que você que irá empreender se prepare antecipadamente e aprenda como fazer um PLANEJAMENTO PRÉVIO que significa criar um Plano de Negócio, bem como aprenda os princípios básicos da boa gestão de negócios e as melhores praticas em administração de empresas.

Você novo empreendedor não necessita voltar ao banco de escola de faculdades de administração de empresas e permanecer por 4 anos ou cursar um MBA que levam em torno de 2 anos. O que é necessário é estudar e se possível participar de um curso que consiga ensinar os princípios básicos da administração de empresa. Por exemplo é importante esse novo empreendedor aprender como administrar os principais processos que qualquer empresa possui em sua cadeia de valor que são os processos de GENTE, MARKETING, VENDAS, SERVIÇOS, OPERAÇÃO, SUPPLY CHAIN, TECNOLOGIA, FINANÇAS E GOVERNANÇA. Aprender como esses processos funcionam e interagem dentro de uma organização é critico pois são eles que proporcionam as condições de construção de uma VANTAGEM COMPETITIVA. Possuir um diferencial competitivo é a garantia que esse novo empreendedor terá sucesso em sua nova vida profissional. O novo empreendedor deve estar consciente que, aprender sobre gestão de negócios. é o que ira habilitá-lo a ser um CEO competente e assim poderá conduzir sua empresa na jornada para um futuro prospero.

Agora caso o empreendedor insista em empreender sem cumprir essas condições listadas acima é importante saber que 6 em 10 empresas abertas todos os anos fecham antes de completar 5 anos. As principais razões dessa mortalidade são as listadas acima na pesquisa do SEBRAE. Não invista sua poupança antes de se preparar.

Para mais informações sobre o que estamos falando visite nosso canal no Youtube e assista um vídeo chamado 4 TIPOS DE EMPREENDEDORES.

<a style=”background-color:black;color:white;text-decoration:none;padding:4px 6px;font-family:-apple-system,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *