Por que permitir o valor total da AI requer um pensamento de top-down
Para concretizar todo o potencial da AI para mudar os negócios, as empresas devem desenvolver capacidades de AI de uma forma integrada e de top-down.
Em resumo
- No mundo de hoje, as empresas precisam de ser digitais na sua essência, incorporando dados e AI na sua estratégia empresarial abrangente.
- As organizações devem incorporar confiança nos sistemas desde a fase de design e construir uma arquitetura para implementar fluxos de trabalho de automação inteligentes em escala.
- Acertar na transformação orientada por dados e insights criará valor de longo prazo para clientes, pessoas, sociedade e resultados financeiros.
O entusiasmo com a AI está em alta. ChatGPT, uma ferramenta de AI conversacional, pode escrever poesia, preparar discursos e realizar uma extraordinária variedade de tarefas de pesquisa na velocidade da luz, desde codificação até redação. Do ponto de vista empresarial, os executivos aderiram à AI, com projeções de aumento de gastos à medida que empresas de todos os setores procuram aproveitar capacidades nas quais a IA se destaca, tais como automação, previsão e modelação. A Global AI Software Forecast 2022 da Forrester prevê que os gastos com software de AI pronto para uso e personalizado dobrarão de US$ 33 bilhões em 2021 para US$ 64 bilhões em 2025 e crescerão 50% mais rápido do que o mercado geral de software, com uma taxa de crescimento anual de 18%. .
No entanto, muitas empresas ainda aguardam os verdadeiros avanços para as empresas e ainda não viram o valor esperado. Em 2022, apenas 22% das organizações que responderam a pesquisa da IDC relataram que a AI é implementada em grande escala como parte da empresa. A promessa da AI de mudar os negócios e transformar a forma como os mercados evoluem ainda não aconteceu em grande escala.
Um dos principais desafios é que a capacidade da AI é muitas vezes desenvolvida através de iniciativas ascendentes, com Centros de Excelência (CoE) a construir carteiras de projetos centrados em provar que a AI pode superar os processos existentes. Muitas vezes são liderados por equipes técnicas, mas desconectados do negócio mais amplo. O problema é estrutural, uma vez que as pessoas que lideram os projetos de AI tendem a controlar apenas parte do fluxo de valor; a forma multifuncional e cruzada de extrair e criar valor no negócio. Para realmente capturar valor, a AI precisa iniciar uma transformação empresarial mais ampla, exigindo uma nova abordagem.
Aumentando o valor da AI com pensamento top-down
Para concretizar todo o potencial da AI, as empresas devem desenvolver capacidades de AI de forma integrada e de top-down. Para reorientar a estratégia de AI desta forma, são necessárias questões mais ousadas. Em vez de perguntar se a AI pode melhorar o desempenho num processo específico, deve perguntar se a AI está ajudando o seu negócio como um todo e se diferenciando dos seus concorrentes, ao mesmo tempo que o ajuda a se tornar mais resiliente aos agentes disruptivos que chegam ao seu negócio. A AI está permitindo que você busque um novo mercado ou reimagine seu modelo de negócios?
A AI não deve ser implantada de forma acrítica, é claro. Mas a chave para o sucesso é avaliá-lo como um investidor de private equity avalia um negócio – não perguntando: “O que é uma Estrela do Norte performativa?”, mas sim “Qual é a tese de investimento” com AI? O setor de private equity faz isso excepcionalmente bem, garantindo uma visão clara para alcançar um retorno diferenciado.
Esta abordagem é crítica na AI agora mais do que nunca. Nas empresas que já se destacam em AI, os programas são conduzidos por Chief Executive Officers (CEOs), que estão posicionados no topo para impulsionar a mudança de cultura necessária para o sucesso. Os CEOs com experiência em tecnologia alinham-se com os seus líderes tecnológicos, Chief Information Officers (CIOs), sobre a importância da tecnologia na condução da estratégia e do desempenho dos negócios. Eles fazem de tecnologias como a AI um foco principal para executar metas de negócios. Eles não desenvolvem uma estratégia tecnológica – eles incorporam a tecnologia na estratégia de negócios.
A AI deve impulsionar grandes mudanças nas receitas e na transformação do modelo de negócios, ajudar uma empresa a entrar num novo mercado ou afastar uma grande ameaça. O objetivo não é usar a AI para fazer análises de clientes para obter insights interessantes, por exemplo, mas mudar o modelo de negócios de empresa para consumidor para direto ao consumidor, alimentado por análises de clientes. O valor da AI não está em ajudar os departamentos financeiros a produzir previsões trimestrais baseadas em machine-learning, mas sim em fornecer insights diários aos líderes empresariais sobre os próximos passos para melhorar a rentabilidade. Estas questões investigativas revelarão melhor o poder da AI para fornecer valor comercial verdadeiramente transformacional.
Principais questões de AI para líderes de transformação
Para prosseguir uma estratégia mais eficaz, os tomadores de decisão devem partir de uma nova estratégia ou de um desafio – um novo modelo de negócio, um custo elevado, um risco empresarial ou um setor em que possam começar a competir – e perguntar como a AI pode ajudar. Isto lhes permite assumir uma posição ofensiva para enfrentar ameaças e perturbações da concorrência ou tornar-se eles próprios agentes disruptivos em novos mercados. Isto, por sua vez, permite que a AI seja totalmente apoiada e dotada de recursos pelo executivo. Perguntas e reflexões úteis podem incluir:
- Você tem um “portfólio de AI” ou um “portfólio de transformação?”
- A AI está sendo desenvolvida de uma forma que permitirá que seu pessoal e sua empresa sejam únicos e os melhores da categoria, de uma forma que não é atualmente?
- Você tem um plano de desenvolvimento profissional para seu pessoal que inclua novos programas de treinamento relacionados à AI, planos de carreira, métodos de retenção – bem como formas de recompensar novos conjuntos de habilidades em AI?
- Você está aproveitando os relacionamentos do ecossistema para explorar novos modelos de negócios e oportunidades de crescimento?
- A AI está preparando você para as maiores ameaças no seu horizonte?
Fonte: Portal Ernst & Young
Leia também: Como as cadeias de suprimentos se beneficiam do uso de IA generativa