O que é Mentoria?
Mentoria também é conhecida como coaching de liderança. Os verdadeiros líderes treinam os outros e os colocam sob suas asas para alcançar novos patamares em suas vidas.
Você pode orientar as pessoas em um nível pessoal e profissional. Em muitos casos, o desenvolvimento pessoal e o desenvolvimento profissional andam de mãos dadas.
As diferentes formas de mentoria
Assim como todas as pessoas são diferentes, a mentoria vem em muitas formas diferentes. Os melhores mentores são grandes líderes que orientam os outros em vários aspectos de sua vida.
Mentoria Motivacional
Você já teve uma daquelas pessoas que parece que toda vez que você fala com elas, você sai motivado a dar à vida o seu melhor? Esses tipos de mentores podem ser muito benéficos para melhorar a produtividade, a atitude e a realização no trabalho. As pessoas tendem a seguir esses líderes por causa de como eles os fazem sentir.
Mentor de Ensino/Técnico
Um mentor de ensino está sempre procurando a lição em tudo. Eles procuram treinar outros em tudo, desde o trabalho até a vida. Esses tipos de mentores estão sempre aprendendo sozinhos, então eles sempre têm algo para treinar os outros.
Mentor Ético
Mentores éticos são as pessoas que todos procuram para obter conselhos espirituais, éticos e morais. Esses mentores são ótimos em manter as pessoas andando no caminho certo e sempre fazendo a coisa certa. Eles lideram pelo exemplo, inclusive fazendo a coisa certa quando ninguém está olhando.
Tópicos que um Mentor trabalha
A seguir está uma lista de tópicos de mentoria que podem ser de seu interesse. Esta lista não é completa, mas lhe dará uma ideia dos tópicos que podem ser abordados na orientação.
- Desenvolvimento acadêmico/profissional
- Planejamento de carreira (acadêmico/não acadêmico)
- Criar um equilíbrio entre vida profissional e pessoal
- Lidar com conflitos no local de trabalho
- Lidar com pessoas/situações difíceis no trabalho
- Definição de metas e cumprimento de metas (pessoais e profissionais)
- Gestão de finanças (por exemplo, dívida de cartão de crédito, empréstimos estudantis, empréstimo de carro, hipoteca de casa, planejamento de aposentadoria)
- Gerenciar relacionamentos pessoais (família, amigos, colegas de trabalho)
- Manter uma atitude positiva no trabalho e na vida (respondendo a contratempos e decepções)
A diferença entre treinamento e mentoria
Você sabe a diferença entre um treinador e um mentor? Ambos os valores são importantes em um líder, mas não são a mesma coisa. Treinamento e orientação são ferramentas usadas para aumentar as habilidades dos subordinados. Treinamento é o ato de ensinar a um funcionário ou membro da equipe seu trabalho. Mentoring é o ato de desenvolver um colaborador, membro da equipe, colega, amigo, filho ou qualquer outra pessoa como pessoa. Muitas vezes, os treinadores também são excelentes mentores, mas nem todos os treinadores têm as habilidades de liderança para serem mentores.
Como líderes, devemos sempre procurar oportunidades não apenas para treinar nossos subordinados, mas também para orientá-los. Melhorar suas habilidades de mentoria e orientar aqueles ao seu redor faz de você um melhor supervisor, coach e líder. Assumir um papel ativo no desenvolvimento profissional e pessoal daqueles que nos rodeiam é um investimento que pode render dividendos. Esses investimentos tendem a compensar tanto no curto quanto no longo prazo, tanto para o mentorado quanto para o mentor.
Benefícios da Mentoria
- Quanto mais pessoas você treinar, melhores serão suas habilidades de orientação e liderança.
- Permite que mentor e mentorado reflitam sobre as práticas atuais.
- Aumenta a satisfação no trabalho para todos os envolvidos.
- Os sucessos são compartilhados por mentorados e mentores.
- As habilidades de resolução de problemas pessoais e profissionais são aumentadas.
- O mentorado pode se tornar um promotor e professor da visão do mentor.
Dicas para melhorar as principais habilidades de mentoria
1. A comunicação é fundamental
A comunicação é uma das habilidades mais importantes que você pode melhorar. Para ser um bom mentor, devemos conversar e ter conversas abertas com nossos mentorados. Isso não significa necessariamente que devemos sempre fornecer conselhos ou entrar em contato com todas as conversas que ouvimos. Se é algo em que você tem experiência ou amplo conhecimento, sinta-se à vontade para oferecer seu conselho. Caso contrário, a melhor opção pode ser tornar-se um ouvinte do seu mentorado.
Quando você fala em comunicação, a maioria das pessoas pensa em falar. Acredite ou não, ouvir é extremamente importante. Quando você não ouve o que a outra pessoa está dizendo, você nunca estará na mesma página que ela. Às vezes, tudo o que as pessoas precisam é de alguém que as ouça e se importe.
2. Interesse
Tenha interesse no que seus mentorados estão fazendo para melhorar a si mesmos. Um desejo genuíno de tornar seus mentorados melhores é necessário para ser um bom mentor. Quando seu funcionário faz algo como começar um curso, ir a um seminário de liderança, aprender uma nova habilidade, etc., pergunte a eles sobre isso. Isso não apenas mostrará a eles que você se importa, mas também poderá aprender algo. Todo mundo tem algo para te ensinar. Mesmo que seja algo que você tenha amplo conhecimento, eles podem ter uma perspectiva que você nunca viu antes.
3. Não seja muito insistente
Só porque você se sente fortemente conhecedor sobre algo não significa que todos os outros o farão. Seja muito cauteloso sobre forçar demais. Muitas vezes, quanto mais você insistir, menos alguém o ouvirá. Como mentor, você quer orientar as pessoas, não forçá-las a seguir seus conselhos. Às vezes, as pessoas não ouvem, e você deve permitir que elas cometam seus próprios erros. Depois que os erros forem cometidos, tente o seu melhor para não esfregar e dizer que eu avisei. Apenas ajude seu mentorado a aprender com o erro e superá-lo.
4. Seja encorajador
Use suas habilidades de mentoria como um mentor motivacional para encorajar os outros. Estar lá para seus mentorados pode realmente ajudar a levá-los ao próximo nível. Incentive-os a sair um pouco da zona de conforto e aprender novas habilidades. Mesmo que um aprendiz tente algo e falhe, ele merece encorajamento para tentar. Você também pode ajudá-los a ver as lições que aprenderam tentando. Quando seus mentorados perceberem que você realmente acredita neles, eles trabalharão ainda mais para tentar não decepcioná-lo.
5. Comemore o sucesso
Você e seu mentorado trabalharam muito e os sucessos devem ser comemorados. Muitas vezes, seu mentorado virá até você animado quando aprender uma nova habilidade ou completar um de seus objetivos. Compartilhe sua emoção com eles. Deixe-os saber como você está orgulhoso deles. Isso pode ser feito de muitas maneiras. Você pode notificá-los pessoalmente, levá-los para almoçar e parabenizá-los na frente de seus colegas em uma reunião, só para citar algumas maneiras.
6. Convide-os
Seus mentorados não são os únicos que devem trabalhar em si mesmos. Você também deve procurar oportunidades não apenas para melhorar suas habilidades de mentoria, mas também para melhorar todas as suas habilidades. Quando você fizer algo como participar de um seminário, aula ou qualquer outra coisa que você faça para melhorar a si mesmo, convide seus mentorados para irem junto com você. Coisas como essa podem ser muito mais fáceis de fazer quando você está acompanhado de alguém que te conhece. Isso também lhe dá alguém para conversar sobre as lições que você aprende. Falar sobre as coisas que você aprende não apenas lhe dá um tópico de conversa, mas também ajuda a dar a ambos uma melhor compreensão das informações aprendidas.
7. As decisões são deles para tomar
Embora nunca queiramos que nossos mentorados tomem a decisão errada, em algum momento isso acontecerá. Devemos permitir que nossos mentorados tomem suas próprias decisões. Não estamos tentando controlar nossos mentorados e torná-los à nossa imagem. Estamos tentando ajudar nossos mentorados a serem o melhor que podem ser. Às vezes, isso significa permitir que eles sigam em direções que talvez não tenhamos seguido. Estamos lá como mentores, para aconselhar e apoiar.
8. Descubra seus objetivos e ajude-os a chegar lá
Para ser um bom mentor, você deve conhecer os objetivos de seu mentorado. Certifique-se de entender a diferença entre seus objetivos para si e seus objetivos para eles. Não tenha medo de perguntar diretamente ao seu mentorado quais são seus objetivos pessoais e profissionais. Eles podem não ser o que você pensa, e eles mudam com o tempo. Depois de entender seus objetivos, forneça a eles as ferramentas e conselhos para atingir seus objetivos.
O que faz um bom mentor?
Você pode usar a lista de verificação de habilidades de mentoria abaixo para ajudá-lo em sua jornada para se tornar um mentor incrível. Sinta-se à vontade para salvar, imprimir ou criar um link para esta lista de verificação para uso futuro.