Que tipo de Líder você é?
Teoria da liderança comportamental: ser um bom líder
Há muitas maneiras de ser um líder, e nenhuma é a melhor. Na verdade, existem muitos tipos diferentes de estilos de liderança que podem ser eficazes em diferentes situações. A Teoria da Liderança Comportamental é uma das estruturas mais populares para ajudar as pessoas a aprender sobre liderança. Este artigo fornecerá uma síntese sobre o que é essa teoria, para que você conheça alguns perfis de lideranças espalhadas pelas organizações e possa decidir em qual modelo de liderança você ou seu líder se enquadra e possa entender a efetividade do seu perfil!
O que é a Teoria da Liderança Comportamental?
A Teoria da Liderança Comportamental é uma teoria da liderança que se concentra no comportamento dos líderes e como eles impactam os seguidores.
Em meados dos anos 1900, Kurt Lewin desenvolveu um modelo para entender a liderança. Mais tarde, um associado seu chamado Rensis Likert o refinou para descrever como os líderes influenciam os seguidores.
Os dois principais componentes desta teoria são:
- Os Atributos Pessoais do Líder (por exemplo, inteligência, habilidades, competências, etc.)
- Os Comportamentos do Líder (por exemplo, estilo de comunicação, relacionamento, etc.)
Os atributos pessoais do líder por exemplo, que é a primeira parte desta teoria, concentra-se nos atributos pessoais do líder. Especificamente, analisa como a inteligência, as habilidades e os valores de um líder afetam sua capacidade de influenciar os outros. Também considera que tipo de pessoa eles são (por exemplo, extrovertido vs introvertido).
Tipos de Liderança Comportamental
Existem vários estilos de liderança diferentes que você pode usar para influenciar sua equipe. Por exemplo, você pode ser um líder de visão geral que se concentra na direção e visão geral, ou pode ser mais focado em tarefas e funcionários diretos em seu trabalho diário.
Embora todos esses estilos sejam válidos, é importante lembrar que eles não abrangem todas as formas eficazes de liderar uma organização de forma eficaz. Você pode pensar em qual estilo se adapta melhor à sua personalidade antes de decidir sobre sua abordagem; no entanto, se você não tiver certeza de que tipo de liderança comportamental funcionará para sua organização ou membros da equipe, existem algumas diretrizes gerais que podem ajudar a orientar essa decisão:
- Alguns líderes são orientados para tarefas, enquanto outros são construtores de relacionamentos. Saber qual deles se encaixa melhor tornará mais fácil para todos os envolvidos (chefes incluídos).
- Se houver muito foco em um aspecto sem igual consideração dada à outra metade (como confiar em funcionários com pouca orientação), erros inevitavelmente ocorrerão devido à falta de comunicação entre as partes envolvidas!
Estilo de Liderança Democrática
A liderança democrática é um estilo de liderança que envolve o envolvimento das pessoas na tomada de decisões. Isso pode ser feito por meio de um processo informal de construção de consenso ou por meio de um processo formal, como votação ou pesquisas.
Os líderes democráticos tomam decisões com a contribuição de outros e estão abertos a sugestões de seus funcionários. Eles se tornam acessíveis a todos os funcionários, compartilham informações com eles e aceitam críticas.
Esse estilo de liderança é muito eficaz para ambientes que exigem muita criatividade, inovação e mudança. Também funciona bem em situações em que os funcionários estão altamente motivados e têm um alto nível de educação. Isso porque lhes dá a oportunidade de se envolver nos processos de tomada de decisão e faz com que se sintam valorizados pela empresa.
Liderança autoritária
A liderança autoritária é o tipo mais comum de liderança. Também é o menos eficaz. Líderes autoritários querem controlar e dominar seus funcionários. Eles têm uma mentalidade de “comando e controle”, o que significa que eles acreditam que sabem o que é melhor para todos, então eles não pedem feedback ou conselhos de seus funcionários.
Líderes autoritários não buscam as ideias de seus funcionários porque isso significaria abrir mão de algum controle sobre eles.
Líderes autoritários não demonstram compaixão, porque acreditam que isso os faz parecer fracos e faz você questionar suas decisões. Eles querem nada mais do que que seu povo siga ordens sem questionar ou hesitar, porque quem sabe melhor do que eles?
Estilo de Liderança Servidora
A liderança servidora é um estilo de liderança que se concentra nas necessidades das pessoas que estão sendo lideradas. Esses líderes têm como principal interesse cuidar de seus seguidores e tratá-los com dignidade e respeito. Dessa forma, os líderes servidores são capazes de motivar suas equipes criando um ambiente em que as pessoas se sintam seguras e à vontade para apresentar ideias ou problemas com os quais precisam de ajuda.
Os líderes servidores não usam o medo como motivador para sua equipe. Em vez disso, eles os inspiram por meio da confiança nas habilidades uns dos outros. Os líderes servidores atuam como mordomos, administrando os recursos com cuidado e responsabilidade, tanto aqueles que pertencem a eles mesmos quanto aqueles que lhes são confiados na qualidade de líderes (por exemplo, orçamentos).
Eles também trabalham duro para garantir que todos se sintam valorizados dentro do grupo que lideram. Não importa se são funcionários de alto desempenho ou novos membros da equipe que ainda não se provaram, mas ainda merecem respeito!
Liderança de Clubes de Campo
Esse tipo de liderança tem tudo a ver com cuidar dos funcionários. A ênfase está em cuidar e nutrir, não em tirar a produção dos funcionários.
O líder quer ajudar sua equipe a ter sucesso de todas as maneiras possíveis. Mas eles não vão forçar muito seus membros se estiverem com baixo desempenho, porque não querem vê-los se machucar ou ficar infelizes.
O líder quer que seus funcionários se sintam parte de uma família e querem ser amados e apreciados por aqueles que trabalham para eles. Esse tipo de liderança é frequentemente visto em pequenas empresas ou organizações. Onde as pessoas se conhecem bem e trabalham juntas há muitos anos.
Liderança transformacional
A liderança transformacional é uma teoria que sugere que os líderes mais eficazes são aqueles que têm uma visão para o futuro, inspiram outros a alcançá-la e agem como exemplos para seus seguidores imitarem. Para ser esse tipo de líder, você precisa:
- Tenha uma visão para o futuro
- Inspire outros a alcançar essa visão
- Aja como um exemplo para aqueles ao seu redor
A liderança transformacional é um tipo de liderança que se concentra em criar mudanças dentro de uma organização. Esse tipo de liderança é frequentemente visto em grandes corporações. Onde as pessoas podem não se conhecer bem, mas precisam se unir para alcançar um objetivo comum. A teoria por trás da liderança transformacional diz que os líderes mais eficazes são aqueles que têm uma visão para o futuro, inspiram outros a alcançá-la e agem como exemplos para seus seguidores imitarem.
Liderança transacional
Se você deseja ser um líder transacional, isso significa que seu foco estará na tarefa em mãos. Esse tipo de liderança geralmente leva a resultados positivos tanto para o empregado quanto para o empregador. Um bom exemplo disso seria se um funcionário fizer algo certo, como acertar um número de vendas e receber um bônus por causa disso.
A liderança transacional é eficaz quando o líder e o seguidor têm uma compreensão clara de seus papéis. Funciona bem em ambientes onde os líderes estão focados no que precisa ser feito. E os seguidores são motivados por recompensas ou punições.
Liderança Laissez Fare
Esse estilo de liderança envolve delegar tarefas aos membros de sua equipe. E permitindo que eles decidam como concluir a tarefa. O líder também permite que os membros da equipe decidam sobre a melhor maneira de atingir a meta. Esta é uma abordagem mais prática em comparação com outros estilos. O líder fornece uma visão e direção claras para seu grupo/equipe, comunicando o que precisa ser feito, por que precisa ser feito e quando precisa ser feito para que todos tenham sucesso em sua missão ou objetivo.
O líder deve ser capaz de confiar que cada membro do grupo entende o que precisa ser feito, por que precisa ser feito e quando será feito se ele ou ela tiver sucesso com esse método de liderança.
Liderança Orientada para Tarefas
Bons líderes orientados para a tarefa concentram-se na tarefa em mãos. Eles evitam distrações e não se preocupam com o que outras pessoas estão fazendo, com o que outras pessoas pensam ou vão dizer, ou com o que outras pessoas vão fazer.
Eles se concentram no presente e no que podem mudar. O líder orientado para a tarefa é um fazedor, não um falador. Ele ou ela faz as coisas em vez de esperar que os outros as façam. O líder orientado para a tarefa não se preocupa com o motivo pelo qual algo precisa ser feito. Mas sim se concentra em como isso pode ser feito para obter resultados.
Estilo de liderança “pobre”
O estilo de liderança pobre é um dos estilos de liderança mais comuns. Esse tipo de líder dá pouco ou nenhum valor à satisfação dos funcionários e prioriza a produtividade acima de tudo. Embora isso possa parecer uma estratégia de curto prazo que produziria resultados. Esse tipo de “liderança” na verdade tem consequências de longo prazo tanto para o local de trabalho quanto para aqueles que lá trabalham.
É improvável que os trabalhadores nesse tipo de ambiente se sintam motivados ou inspirados por seus líderes. Eles podem até ficar desmoralizados pela falta de oportunidades de crescimento pessoal ou compensação financeira. Além de serem emocionalmente insatisfatórios e estressantes, esses tipos de locais de trabalho também podem ser perigosos e não apenas fisicamente! Eles podem ter altas taxas de rotatividade de funcionários devido ao baixo moral entre os trabalhadores. Os funcionários provavelmente sairão imediatamente assim que tiverem a chance.
Você pode usar essas teorias para se tornar um líder melhor.
Você pode usar essas teorias para ajudá-lo a desenvolver suas habilidades de liderança. Use-os para determinar que tipo de líder você é e como melhorar, seja como líder ou seguidor/colaborador. Você também pode usá-lo para entender os estilos de liderança de outras pessoas, o que permitirá que você trabalhe com elas de forma mais eficaz.
A Teoria da Liderança Comportamental é uma ótima maneira para quem trabalha em qualquer tipo de organização, desde pequenas empresas até empresas da Fortune 500
Conclusão
Nós cobrimos muito terreno neste artigo. Espero que agora você tenha uma boa ideia de como ser um líder melhor. Se você quiser levar isso para o próximo nível, vale a pena olhar para outras teorias, como a teoria da liderança situacional ou a teoria da liderança transacional. Eles são úteis porque permitem que você personalize seu estilo de liderança com base na situação em questão e nas pessoas envolvidas.