Visualizando as horas de trabalho anuais nos países da OCDE

Visualizando as horas de trabalho anuais nos países da OCDE

A comparação do número de horas que as pessoas trabalham em diferentes países pode fornecer informações sobre normas culturais de trabalho, produtividade econômica e até leis trabalhistas.

Com isso em mente, classificamos os países da OCDE (além de alguns outros) com base em sua média anual de horas trabalhadas. Observe que esses dados incluem trabalhadores em período integral e meio período.

Dados e Destaques

Os dados que obtivemos da OCDE estão listados na tabela abaixo. Todos os números são de 2021 (último disponível), com exceção da Colômbia e Rússia, que são de 2020.

País Média anual de horas trabalhadas
1 – 🇲🇽 México 2.128
2 – 🇨🇷 Costa Rica 2.073
3 – 🇨🇴 Colômbia 1.964
4 – 🇧🇷 Brasil 1.936
5 – 🇨🇱 Chile 1.916
6 – 🇰🇷 Coréia do Sul 1.910
7 – 🇲🇹 Malta 1.882
8 – 🇷🇺 Rússia 1.874
9 – 🇬🇷 Grécia 1.872
10 – 🇷🇴 Romênia 1.838

No topo está o México, onde o trabalhador médio trabalha mais de 2.000 horas por ano. Isso reflete a dinâmica trabalhista do país, que normalmente envolve uma semana de trabalho de seis dias. Para contextualizar, 2.128 horas é igual a 266 dias de trabalho de oito horas.

O único outro país a ultrapassar 2.000 horas anuais trabalhadas por trabalhador é a Costa Rica, que frequentemente lidera o Happy Planet Index (HPI) do Fórum Econômico Mundial. O HPI é uma medida de bem-estar, expectativa de vida e pegada ecológica.

Olhando para o outro lado da lista, os dois países que trabalham menos horas são a Alemanha e a Dinamarca. Isso reflete as fortes leis trabalhistas desses países, bem como sua ênfase no equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

País Média anual de horas trabalhadas
41 – 🇳🇴 Noruega 1.427
42 – 🇳🇱 Países Baixos 1.417
43 – 🇱🇺 Luxemburgo 1.382
44 – 🇩🇰 Dinamarca 1.363
45 – 🇩🇪 Alemanha 1.349

Por exemplo, a Lei Alemã de Horário de Trabalho (Arbeitszeitgesetz) estabelece que as horas diárias de trabalho não podem exceder oito horas. Os dias podem ser estendidos para 10 horas, mas somente se a média for de oito horas por dia de trabalho durante um período de seis meses.

Trabalhar menos horas não significa que um país está se tornando menos produtivo. A Alemanha é conhecida por suas indústrias de alto valor, como automotiva e farmacêutica, onde a robótica e outras tecnologias podem aumentar muito a produtividade.

Isso é apoiado pelo PIB per capita, no qual a Alemanha cresceu substancialmente desde 2000.

Limitações destes Dados

Uma limitação desse conjunto de dados é que ele agrega trabalhadores de período integral e de meio período. Isso significa que em um país como o Japão, onde quase 40% da força de trabalho não é regular (tempo parcial, contrato, etc.), o valor médio pode ser distorcido para baixo.

O Japão é conhecido por sua cultura de escritório cansativa, e é provável que muitos trabalhadores estejam registrando significativamente mais horas do que o número de 1.607 relatado.

Por Marcus Lu – Portal visualcapitalist.com

Publicado em 18 Junho de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *