RHs priorizam tecnologias de monitoramento de funcionários, segundo pesquisa

RHs priorizam tecnologias de monitoramento de funcionários, segundo pesquisa

Estudo inédito mostra que 75,2% das empresas estão comprando mais sistemas de controle de ponto, inclusive para expedientes remotos

Por Jacílio Saraiva – Valor Econômico

07/03/2023

A maioria ou 75,2% das áreas de recursos humanos tem destinado orçamentos para comprar novas tecnologias para o registro e gestão de ponto, inclusive para o trabalho remoto; seguidas por sistemas de folha de pagamento (69%) e de controle de férias (45,3%). A parcela de organizações que afirmam que os RHs tomam decisões estratégicas a partir de indicadores gerados por inovações no setor aumentou mais de três vezes em um ano, passando de 9,5% em 2022, para 31,7%, em 2023.

Os números, obtidos com exclusividade pelo Valor, são de um estudo feito com 448 organizações no Brasil, sendo 21,7% delas com mais de mil funcionários.

O crescimento da quantidade de companhias que usam dados nas rotinas de trabalho demonstra um amadurecimento dos departamentos de RH em relação à adoção de tecnologias, diz Tatiana Zacheo, CMO (diretora de marketing) da HRtech (startup de RH) Ahgora, responsável pela pesquisa, que também traçou cenários sobre capacitação e gerenciamento do capital humano.

Pesquisa aponta que empresas estão adotando novas tecnologias para o monitoramento de funcionários, inclusive no trabalho remoto — Foto: Pexels

De acordo com a análise, na frente de qualificação, os RHs estão buscando atuar mais com treinamento (32,7%), antes de capacitação específica das lideranças (22,3%) e da criação de um plano de desenvolvimento individual (21,8%).

Já entre os maiores desafios na gestão dos times, aparecem o engajamento (33,8%), cuidados com o clima organizacional (23,1%) e o desenho de uma cultura de feedbacks (19,4%). Segundo Zacheo, 33% dos executivos que responderam a enquete têm mais de dez anos de experiência no setor de RH.

Leia também: O que é prioridade para o RH, segundo os CEOs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *