O que é “Marketing Multi-Nível” e como será a proxima onda?
O marketing multinível é uma estratégia que algumas empresas de vendas diretas usam para encorajar seus distribuidores existentes a recrutar novos distribuidores, pagando aos distribuidores existentes uma porcentagem das vendas de seus recrutas; Os recrutas são conhecidos como “downline” de um distribuidor. Todos os distribuidores também ganham dinheiro através de vendas diretas de produtos aos clientes. Amway é um exemplo de uma bem conhecida empresa de vendas diretas que usa marketing multinível.
USANDO ‘Marketing Multi-Nível’ COMO ESTRATÉGIA
Marketing multinível é uma estratégia de negócio legítimo, embora seja controverso. Um problema são os esquemas de pirâmide, que usam o dinheiro de novos recrutas para pagar as pessoas no topo, muitas vezes tirando proveito das pessoas, fingindo estar envolvido em marketing multi-nível legítimo. Diferencia-se do chamado “esquema em pirâmide” por ter a maior parte de seus rendimentos oriunda da venda dos produtos, enquanto, na pirâmide, os lucros vêm, apenas ou maioritariamente, do recrutamento de novos vendedores. Nos Estados Unidos, uma forma de diferenciar os dois sistemas é a chamada regra dos 70%: se a empresa tem 70% ou mais de seu rendimento advindo dos produtos, é marketing em rede, se não é pirâmide.
Legitimidade do Marketing Multi-Level
Em questão na determinação da legitimidade de uma empresa de marketing multinível é se seus produtos são vendidos principalmente aos consumidores ou aos seus membros que devem recrutar novos membros para comprar seus produtos. Se é o primeiro, a empresa é considerada um legítimo multi-nível comerciante. Se for o último, poderia estar operando um esquema de pirâmide, o que é ilegal. A Comissão Federal de Comércio (FTC), nos EUA, vem investigando empresas de vários níveis há várias décadas e encontrou muitas que desfocam as linhas entre os dois. De acordo com dados da indústria, existem 90 milhões de membros em todo o mundo, mas relativamente poucos ganham uma renda significativa de seus esforços. Para alguns observadores, isso reflete as características de um esquema de pirâmide.
Exemplo Herbalife
A empresa de marketing multi-nível, que mais recentemente veio a público para defender suas práticas foi a Herbalife Ltd., fabricante e distribuidora de produtos para perda de peso e nutrição com mais de 500.000 distribuidores. Embora a FTC tenha investigado a Herbalife, foi o investidor ativista William Ackman que lançou um foco nacional sobre a empresa ao vender US $ 1 bilhão de ações da empresa em 2013. Ackman acusou a empresa de operar um esquema de pirâmide e apoiou suas alegações com uma aposta de que o preço das ações da empresa cairá sob o peso do esquema. Em 27 de maio de 2016, o preço da ação da empresa era negociado a US $ 59 por ação, mesmo nível que estava há cinco anos. Um processo movido contra Herbalife acusando-o de deturpar suas práticas de vendas como legítimo foi recusado.
A Herbalife conseguiu mostrar que suas receitas se baseavam mais na venda de seus produtos do que no recrutamento e oferecia inúmeras proteções, como uma garantia de reembolso, para que os membros não estivessem presos a produtos que não pudessem vender. De acordo com a Herbalife, 80% dos seus membros não recrutam outros membros.
Com o intensivo avanço das vendas através da internet, grande redes do varejo com seus sites, tem sido usados como “prateleiras digitais” por alguns distribuidores, bem como pelos distribuidores dos distribuidores. Tem sido frequente vendas de produtos em sites das grandes redes, onde na verdade são os “mostruários” dos fabricantes ou distribuidores, na qual iram se encarregar de todo processo logístico da entrega, deixando uma comissão por usar a prateleira digital. Aqui fica nosso questionamento…Até onde vai o marketing multi nível??? e qual será a nova onda??
Leia tambem sobre como desenvolver uma ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO e um PLANO E UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
fonte http://www.investopedia.com/terms/m/multi-level-marketing.asp