As 8 Regras de Liderança de Jack Welch
Liderança significa desenvolver outras pessoas . É sobre sua equipe e seu bem-estar. É sobre seus subordinados diretos e seu desempenho.
A liderança é um ato difícil . É um ato de equilíbrio diário. Como líder, espera-se que você use sua visão, experiência e rigor para equilibrar as demandas conflitantes de resultados de curto e longo prazo.
Então, o que os líderes fazem? A liderança tem regras? O ex-chefe da General Electric, Jack Welch, diz isso em seu clássico livro de 2009 , Winning , que escreveu com Suzy Welch.
Suas regras de liderança são as seguintes:
1 – Os líderes atualizam incansavelmente sua equipe, usando cada encontro como uma oportunidade para avaliar, treinar e desenvolver autoconfiança.
A equipe com os melhores jogadores vence – e os líderes devem gastar sua energia e tempo avaliando, treinando e construindo a autoconfiança dos membros da equipe.
“O desenvolvimento de pessoas”, escreve Welch, “deve ser um evento diário, integrado a todos os aspectos de suas atividades regulares.”
Como líder, é importante reconhecer e reconhecer o bom trabalho de sua equipe para continuar incentivando o desempenho máximo, por que inspirar confiança.
2 – Os líderes garantem que as pessoas não apenas vejam a visão, mas também a vivam e respirem.
Bons líderes lançam a visão do futuro e motivam as pessoas a aceitá-la. Eles falam constantemente sobre sua visão e a reforçam com recompensas, que podem ser na forma de um salário, bônus ou algum tipo de reconhecimento significativo.
Mesmo sem as recompensas, apenas compartilhar sua visão como líder pode por si só trazer a motivação de que sua equipe precisa para cumprir as tarefas mais difíceis.
3 – Os líderes entram na pele de todos, exalando energia positiva e otimismo.
Líderes eficazes lutam contra as forças negativas da vida e incentivam suas equipes com um alto nível de otimismo que mantém os membros otimistas.
Welch diz que eles não permitem que uma economia ruim ou uma competição brutal os derrube a ponto de sua equipe pegar o bug.
Por quê? “Tribos infelizes têm dificuldade em vencer”, escreve Welch.
Nada abaixa mais o moral de uma equipe do que um líder sem entusiasmo ou descompromissado. Seu trabalho é ser parte treinador e parte líder de torcida.
4 – Os líderes estabelecem confiança com franqueza, transparência e crédito.
Welch critica a situação em que os líderes acumulam informações que poderiam beneficiar os subordinados diretos no desempenho de suas funções. Isso, diz ele, drena a confiança de uma equipe. E que, “a confiança acontece quando os líderes são transparentes, francos e mantêm sua palavra”.
Os líderes, ele também diz, estabelecem a confiança dando crédito onde é devido. Eles detestam uma situação em que assumirão o crédito pela ideia ou pelo trabalho de outra pessoa.
Se você deseja que sua equipe seja transparente com você, você precisa liderar pelo exemplo.
5 – Os líderes têm coragem de tomar decisões impopulares e tomar decisões instintivas.
Líderes eficazes ouvem seu instinto, diz Welch, independentemente do que os membros da equipe pensam.
“Obviamente”, escreve ele, “decisões difíceis geram reclamações e resistência. Seu trabalho é ouvir e se explicar com clareza, mas seguir em frente. Não insistir nem bajular.”
A tomada de decisão é, em última análise, o que você será julgado como um líder, pois suas escolhas podem determinar o sucesso geral da organização. Com transparência, confiança e uma visão clara, você descobrirá que sua equipe estará por trás de suas decisões (certas ou erradas).
6 – Os líderes investigam e pressionam com uma curiosidade que beira o ceticismo, certificando-se de que suas perguntas sejam respondidas com ação.
Para obter soluções maiores e melhores, Welch diz que os líderes investigam propostas e apresentações fazendo perguntas e estimulando um debate saudável.
Ele escreve:
“Quando você é um líder, seu trabalho é ter todas as perguntas. Você tem que estar incrivelmente confortável parecendo a pessoa mais idiota da sala. Cada conversa que você tem sobre uma decisão, uma proposta ou um pedaço de informação de mercado tem para ser preenchido com você dizendo, ‘E se?’ e porque não?’ e ‘Como assim?’ ”
Desafiar seus funcionários é uma arte, não uma ciência. Cada indivíduo requer uma abordagem única. É seu trabalho como líder obter o melhor deles sem diminuir a produtividade.
7 – Os líderes inspiram assumir riscos e aprender dando o exemplo.
“Empresas vencedoras”, escreve Welch, “abraçam a aceitação de riscos e o aprendizado”. Os líderes dão o exemplo e incentivam os membros da equipe a experimentar sem medo de cometer erros.
A experimentação é a principal chave para o crescimento. Certifique-se de que sua equipe se sinta confiante para cometer erros.
8 – Líderes comemoram
Embora observe que os líderes não comemoram o suficiente, o ex-chefe da GE defende que os líderes dão grande importância a pequenas vitórias porque “comemorar faz as pessoas se sentirem vencedoras e cria uma atmosfera de reconhecimento e energia positiva”.
Não tenha medo de comemorar cedo e frequentemente. Muitos líderes acreditam que comemorar pequenas vitórias leva à complacência. Nada poderia estar mais longe da verdade.
Leia também nosso post
Valores da empresa que definem a CULTURA ORGANIZACIONAL
fonte: POR DANA SEVERSON@ DANEROBERT -INC.COM
Muito bom, aprender como pessoas que fazem na prática espero um dia poder participar desse aprendizado nos cursos da Academia de executivos. .ontem um pequeno negócio mas ainda não tenho conhecimento para conduzir de maneira correta, vou lutando e aplicando métodos de iniciantes o próprio instinto.