Como avaliar a equipe?
Você sabe como verdadeiramente avaliar sua equipe?
A grande maioria das empresas de pequeno, médio ou de grande porte necessita do auxílio de uma eficiente equipe de colaboradores para prosperar realmente no seu mercado. Mas, ainda mais fundamental do que separar e distribuir tarefas e obrigações para os funcionários do seu negócio, é saber avaliar a performance da sua equipe.
Inúmeras vezes, líderes e gestores negligenciam a análise de desempenho dos trabalhadores de sua empresa, deixando de alinhar seus comportamentos e metas para melhor eficiência de serviço.
Para que isso não ocorra, a Academia de Executivos comprometeu-se em comunicar todos os mais importantes fundamentos práticos e também conceituais da gestão e administração de negócios para te garantir uma jornada de pleno sucesso.
E então, como avaliar uma equipe de maneira eficaz e correta, assegurando o baixíssimo índice de turnover para a empresa? Quais os pontos mais importantes a serem tratados em feedbacks para seus colaboradores?
Veja nesse artigo algumas táticas fundamentais para reconhecer e analisar a atividade de uma equipe. Boa leitura!
Quais os métodos de avaliação de desempenho de uma equipe?
A avaliação de desempenho é uma ferramenta que tem como principal propósito reconhecer os pontos fracos e também os pontos fortes de uma equipe em cenário empresarial e, assim, trabalhar para a significativa melhoria e crescimento da organização.
Para assistir efetivamente o negócio, precisa ser mirada como um processo de diagnóstico e de minuciosa análise do comportamento de um ou mais funcionários em determinado espaço de tempo.
É verdadeiramente difícil determinar, de maneira genérica, quais as espécies de avaliação são mais adequadas para cada empresa. Essa resolução obedecerá à política de cada negócio e as peculiaridades dos cargos analisados. Mas, para tomar corretamente a decisão, é necessário compreender o funcionamento de cada metodologia.
Avaliação 90° ou Direta
A avaliação 90° também é conhecida como “avaliação direta”. Nela, é colocada em prática, comumente, pelo gestor ou líder imediato na ordem funcional, ele quem assume a responsabilidade de comunicar juízo sobre seus funcionários subordinados diretos.
Dos métodos de avaliação de desempenho, esse possui como mais forte vantagem a efetividade do sistema, uma vez que o gestor é aquele que mais profundamente conhece sua equipe de trabalho. Além de que, ele está bastante próximo aos seus funcionários todos os dias. Portanto, é verdadeiramente capaz de avaliá-los diretamente e desenvolver conselhos para suas melhores atuações na empresa.
Entenda melhor as oportunidades e desafios pós-pandemia para seu negócio.
Avaliação 180° ou Conjunta
Essa espécie de avaliação é realizada integralmente em conjunto, onde se envolve quem avalia e quem está sendo avaliado. Ou seja, a ferramenta de avaliação é analisada simultaneamente e debatida pelas duas pessoas envolvidas.
Trata-se de uma verdadeira possibilidade de troca entre ambas as partes da empresa, agindo com transparência e objetividade. Por isso, ela estimula a criação de ricos diálogos.
Mas, para a eficiente prática desse modelo de análise de desempenho, é necessário que o negócio tenha uma cultura de comunicação interpessoal muito firme entre os líderes e os colaboradores. Se assim acontecer, certamente esse modelo será bastante produtivo para a empresa.
Avaliação 360°
Com esse modelo, a análise de performance de trabalho é feita por todos aqueles que interagem com a pessoa a ser avaliada. Inúmeras vezes, conta com a colaboração do gerente, colegas e colaboradores da mesma equipe, de clientes e também de fornecedores frequentes.
Apesar de bastante nova no mercado, essa espécie de avaliação já costuma ser utilizada em várias empresas de grande e médio porte. Um de seus mais fortes benefícios é que se sujeitam a pouquíssimas influências artificiais, já que o estudo de resultados e comportamentos é feito sob pontos de vistas que se equilibram, com baixo índice de juízo de valor.
Por meio da avaliação 360° é possível investigar a capacitação técnica do funcionário, suas atitudes e comportamento com sua equipe. Além disso, este modelo também permite avaliar a relação com clientes e suas habilidades. Então, ela destaca os pontos fortes e fracos, e também seu nível de motivação e identificação com a empresa.
O que se deve analisar em uma equipe?
Agora que todos os métodos já foram conceituados, deve-se pensar em quais métricas analisar para reconhecer qual funcionário ou equipe precisa de ajustes na empresa.
Esse, sem dúvidas, não é um processo óbvio. Mas também não é impossível de traçar a lógica para compreender que os pontos principais a serem avaliados são as metas e valores.
Garantir que esses pontos citados estejam alinhados no seu funcionário, assegurará para o seu negócio um índice baixíssimo de turnover. Isso porque mostrará que além de dedicado a cumprir as metas estabelecidas por seus superiores, o colaborador também está com seus valores e princípios em acordo com os da organização.
Porém, caso os dois indicadores sejam vistos sem equilíbrio em um trabalhador da equipe, é preciso que haja discussão entre o líder e o funcionário para que ajustem seus ideais e também suas visões de bons resultados e cheguem ao acordo mais justo e compreensivo possível, onde se encontrem vantagens para ambas as partes.
Para a discussão tenha em mente o gráfico…
No momento de conversa para analisar os indicadores já citados, é importante ter em mente um gráfico de avaliação bastante simples, é ele:
Nele, enxergam-se com clareza as ações que o gestor deverá tomar de acordo com sua avaliação do colaborador, seguindo todos os principais indicadores de desempenho de uma equipe para a fiel permanência e satisfação com seu serviço.
O funcionário ideal e que se coloca entregue ao serviço que está prestando, é aquele que se encontra na área “para frente e para cima”, pois cumpre com todas as suas obrigações e supera expectativas em relação aos seus resultados. Além disso, esse colaborador compactua com os ideais da sua empresa.
Já o membro da equipe de trabalho que não consegue alcançar os resultados satisfatórios para sua empresa, e também não segue o comportamento preciso para seu cargo, certamente não se sente confortável com seu trabalho. Então, em qualquer pequena oportunidade, irá demitir-se e aumentar seu índice de turnover.
Os funcionários, porém, que se encontram em áreas do gráfico sem íntegro equilíbrio, merecem segunda chance depois de terem tido diálogos de avaliação e feedback com seus superiores.
Isso porque, apesar de não serem trabalhadores perfeitamente encaixados nos parâmetros da sua empresa, possuem características fortes em acordo com a organização. Então, podem querer verdadeiramente estar prestando serviço para seu atual emprego.
Então, é fundamental que se avalie muito bem todas as atividades de sua equipe em relação a valores e metas. Pois assim se conseguirá facilmente adequar suas ações ao perfil de cada um dos membros do grupo de trabalho.
Veja também como ir atrás de clientes de forma eficiente!
Como comunicar de maneira eficiente o feedback ao colaborador?
Saber expor o feedback com qualidade é uma arte que todos os líderes e gestores precisam dominar. Muitas vezes, o momento de retorno sobre as atividades do funcionário é uma hora verdadeiramente dramática na empresa, tanto para o colaborador quanto para o gestor que irá comunicar.
A consequência de uma simples reunião, que precisa ser usual, frequente e de manutenção da motivação do trabalhador, pode ser desastrosa e terminar com bons funcionários pensando em sair de seus postos, caso o retorno não tenha sido corretamente comunicado.
Feedback precisa ser enxergado como um “presente” ou conselho dado a aqueles funcionários que o gestor realmente acredita que possuem futuro dentro da organização caso se ajustem a alguns comportamentos que algumas vezes negligenciam, e, a qualidade desse retorno de atividades, realmente dependerá da relação entre as duas pessoas envolvidas no diálogo.
Para ser visto integralmente de maneira positiva e motivadora, é necessário que o feedback do desempenho de trabalho do colaboradores, seja comunicado com atenção a três pontos: conteúdo, forma e tempo.
É muito importante que todos os gestores que pretendem manter uma equipe produtiva e plenamente eficiente em seu negócio entendam todos esses três tópicos da boa comunicação:
Conteúdo do feedback a ser dado para o funcionário
Para ter clareza em um retorno de performance de serviço, é fundamental se atentar ao conteúdo da mensagem que passará para um funcionário. Um líder ou mesmo um gestor, precisa trabalhar em sua fala a objetividade e didática e apresentar em seus discursos argumentos realmente concretos para justificar suas ações e decisões.
No momento do feedback, é importante que a pessoa de cargo superior comunique-se amigavelmente e com bastante educação, trazendo para sua fala todos os episódios em que o colaborador rompeu com as expectativas da empresa ou houve tamanho desentendimento com o comportamento esperado de uma membro de equipe ideal.
O gestor deve focar em todos os comportamentos característicos daquele funcionário em especial, analisando somente as suas ações que podem ser integralmente ajustadas aos parâmetros da empresa, para que dessa forma, não haja a desmotivação do trabalhador.
Aprenda a programar seu novo normal, e saia na frente dos concorrentes.
Forma em que o feedback é comunicado
A maneira pela qual o conteúdo do feedback é comunicado faz toda a diferença para quem está recebendo as informações, uma simples modificação de entonação de voz pode transformar completamente o jeito que se entende a mensagem que está sendo passada.
As pessoas são sempre bastantes diferentes umas das outras, então é muito importante pautar o diálogo de feedback de cada um dos membros da equipe em cordialidade, respeito a todos independentemente de seu cargo funcional e também compreensão com as situações divergentes.
Trata-se verdadeiramente de um tópico de empatia, o real líder é capaz de se colocar no lugar de seu subordinado e preocupar-se com as palavras que usará para que não fira as partes envolvidas na discussão, assim como seu tom de voz e sua postura, que apesar de ser firme, não pode comunicar de forma alguma agressividade.
O tempo perfeito para expor a avaliação do desempenho da equipe
Uma boa liderança precisa compreender qual o momento ideal de expor suas opiniões e avaliações sobre determinado colaborador para que a mensagem seja absorvida completamente, assim, a chance do funcionário enxergar o feedback como um conselho motivador aumenta consideravelmente.
Além do momento oportuno para análise de desempenho da equipe, também é essencial que o gestor tenha íntegro controle de seu tempo de fala, para que a reunião não se torne um monólogo, afastando ambas as partes, e o funcionário se sinta mais próximo e confortável com seu superior, pois essa relação pode trazer inúmeros benefícios para a empresa.
Equilíbrio nessa etapa é fundamental para assegurar que o funcionário entenderá o retorno de suas atividades, e se colocará a disposição para efetivar todas as mudanças propostas pelo gestor do negócio em que está empregado.
Faça este teste de aptidão e descubra as chances de ser um empreendedor de sucesso.
Concluindo…
Muitos gestores e membros da liderança de uma empresa, possuem grande sonho de crescer seu negócio exponencialmente, criando cada vez mais cargos, adquirindo novo espaço em seu mercado e garantindo, todos os dias, um maior lucro. Isso é certamente muito admirável na personalidade e visão de grandes líderes!
Porém, nessa intensa busca por novas conquistas empresariais, acabam por negligenciar questões internas e bastante básicas, como por exemplo, a avaliação de suas próprias equipes de trabalho. Deixando assim passar, inúmeros bons profissionais que não verdadeiramente incluídos em seu grupo de serviço, causando altas taxas de turnover para a organização.
O principal propósito, então, das aulas da Academia de Executivos é auxiliar o empreendedor, gestor ou líder de alto cargo a melhorar sua gestão em aspectos como esse. Com o apoio de uma escola de administração realmente experiente, não há dúvidas de que existem chances grandes de se trilhar caminhos de sucesso. Ou seja, com amparo, você certamente alcançará, de maneira segura e concreta, todos os seus grandes desejos para seu negócio.
Este material te ajudou de alguma forma? Você deseja compreender mais do mundo dos negócios? Então, não deixe de conhecer o canal do Youtube da Academia dos Executivos! Lá você poderá acessar uma série de vídeos super didáticos, objetivos e com conteúdos essenciais para o seu caminho como profissional.