Ranking: As cidades com o melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal do mundo

Ranking: As cidades com o melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal do mundo

Por Freny Fernandes – Portal Visual Capitalist

Publicado em 14 de junho 2023

Embora algumas carreiras possam ser relativamente livres de estresse, manter um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional pode parecer impossível para muitos.

O fácil acesso à tecnologia, os limites confusos em torno do trabalho e do tempo pessoal e o medo de perder o emprego levam muitos a fazer horas extras e a não aproveitar o tempo de férias ou licença médica.

No entanto, em algumas cidades do mundo, a situação é muito diferente. Em locais bem classificados, as empresas oferecem aos profissionais que trabalham uma oportunidade de manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional através de bons cuidados de saúde, amplos períodos de férias e assim por diante.

No gráfico a seguir, utilizamos este ranking elaborado pela Forbes Advisor em 2023 para destacar as principais cidades do mundo que incentivam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. A classificação compara dados de 128 cidades para formar a pontuação de equilíbrio entre vida profissional e pessoal, que é marcada numa escala de 100. Quanto mais elevada for a pontuação, melhor será o equilíbrio entre vida profissional e pessoal de uma cidade. Cobrimos os 25 primeiros no gráfico abaixo.

A Europa está no topo da tabela

Vinte das 25 cidades com melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional situam-se na Europa. A diversidade de culturas e estilos de vida nestas cidades oferece aos seus residentes um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

A cidade no topo desta lista, com uma pontuação de equilíbrio entre vida pessoal e profissional de 70,5/100, é Copenhagen, na Dinamarca. O elevado padrão de vida da cidade, a baixa taxa de desemprego, a licença parental de 52 semanas e o foco na sustentabilidade e nos espaços verdes contribuem para a pontuação máxima da cidade. Também ajuda que o estilo de vida dinamarquês se concentre em dedicar tempo ao autocuidado e ao relaxamento.

Estilos de vida saudáveis, juntamente com políticas generosas de férias e licença parental, também colocaram as cidades europeias de Helsinki, Estocolmo e Oslo entre as cinco primeiras desta lista. Na verdade, a semana média de trabalho dos funcionários nessas cidades fica abaixo de 30 horas. A proporção de empregos remotos em Helsinki, na Finlândia, é superior a 50%.

Muitas empresas na Europa dão prioridade ao bem-estar dos colaboradores, o que levou ao surgimento de uma cultura de bem-estar. Essa cultura inclui práticas como trabalho remoto e apoio à saúde mental.

Equilibrando trabalho e vida na Oceania

Embora a Europa domine a lista das 25 primeiras, algumas cidades da Oceania também apresentam resultados positivos de equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Classificados em 5º lugar na lista das cidades com melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, os trabalhadores de Auckland, na Nova Zelândia, têm uma semana de trabalho de 26,3 horas em média e um ano de licença parental.

Enquanto isso, as cidades de Brisbane (53,3), Melbourne (53,1) e Sydney (51,4) na Austrália seguem uma semana média de trabalho de 32,4 horas a 38 horas. O clima ensolarado nessas cidades também influencia positivamente suas pontuações.

Para alguns, a segurança é fundamental

A capital dos Emirados Árabes Unidos é a única cidade asiática a figurar nesta lista das 25 primeiras, e isto apesar dos elevados preços dos imóveis e do número relativamente baixo de dias de férias disponíveis para os trabalhadores. Por outro lado, a cidade é segura, ensolarada e possui alta qualidade de vida.

De onde vêm esses dados?

Fonte: Forbes Advisor’s Work-Life Balance Index 2023

Notas de dados: Este ranking classifica os dados de 128 cidades para formar o score do Equilíbrio Entre Vida Pessoal e Profissional, que é pontuado em uma escala de 100. O estudo analisou vários índices de “Melhores Cidades para Viver”, restringindo aqueles que tinham dados disponíveis nas seguintes categorias principais entre janeiro e fevereiro de 2023. Foram utilizados os seguintes índices e métricas: Índice Mundial de Felicidade, Índice de Desigualdade de Gênero, Média de horas de trabalho, férias anuais mínimas legais, relação entre preço de propriedade e renda, proporção de vagas de trabalho remoto, políticas de licença maternidade, parques e reservas naturais per capita, taxa de desemprego, horas de luz solar. Os dados foram coletados entre janeiro e fevereiro de 2023. Consulte a fonte para obter detalhes completos.

Leia também: Visualizando as horas de trabalho anuais nos países da OCDE

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *