TESTE DE APTIDÃO PARA SER EMPREENDEDOR

TESTE DE APTIDÃO PARA SER EMPREENDEDOR

Empreendedores de sucesso terão de se adaptar para o século 21, que será marcado como o século do empreendedorismo. Este fenômeno ocorrerá pois grande parte dos empregos formais desaparecerão e os profissionais cada vez mais irão fundar empresas próprias.

Isso significa que você terá que criar e administrar sua empresa, com todos os riscos e méritos que isso inclui. A pergunta que fica é: Como gerir seu empreendimento de forma a garantir que ele será um sucesso?

Você sabia que existe um teste de aptidão para empreendedores de sucesso? E que com ele você pode conhecer o seu grau de conhecimentos dos conceitos de administração de empresas para gerenciar uma empresa? E se você pudesse descobrir onde tem mais dificuldade para direcionar seu treinamento rumo ao sucesso?

Ficou curioso? Então vem com a gente e faça o teste de aptidão para empreendedores de sucesso neste artigo. Boa leitura!

 

O que o resultado do teste de aptidão promove?

man standing on stone looking at sunsetCrédito: Unsplash.

Com o resultado do teste de aptidão você pode:

  • Prever com assertividade suas chances de sucesso no mundo do empreendedorismo. Através de uma análise de suas aptidões, o resultado irá lhe proporcionar uma visão certeira de suas forças e fraquezas.
  • Descobrir quais conhecimentos seus precisam ser aprofundados para iniciar sua empresa de forma correta, minimizando as chances de erros e fracasso.
    • Além disso, você poderá conhecer seus pontos fracos e começar a melhorá-los para ficar menos suscetível a falhas por falta de conhecimento ou inaptidão.
  • Se você trabalha em uma empresa, esse teste pode aumentar suas chances de assumir uma posição de liderança, pavimentando seu caminho para o sucesso.
    • Posições de gestão são uma excelente forma de se testar no pastel de gestor e exercitar suas qualidades empreendedoras.

Teste de aptidão para o sucesso do empreendedor

O teste de aptidão foi desenvolvido com alto rigor e estudos realizados por especialistas em empreendedorismo da Academia de Executivos. Trata-se de um exame cujo objetivo é avaliar o potencial do indivíduo para empreender de forma eficiente.

O teste mostra o nível de conhecimentos que determinada pessoa possui para administrar uma empresa dentro das melhores práticas de gestão. Ou seja, ele identifica a capacidade do empreendedor para gerenciar uma empresa de forma rentável e com crescimento sustentável.

Composição do teste

O teste é composto por dez perguntas, que cobrem os principais conceitos necessários para um empreendedor de sucesso. Ao longo do teste, o aluno é confrontado com questionamentos sobre as melhores práticas da gestão de negócios.

Para sua elaboração, foram utilizadas técnicas e conceitos adotados pelas empresas líderes em seus mercados. Com base nelas, o aluno terá de auto avaliar seu conhecimento com notas que variam de zero a dez.

Através desta avaliação será possível determinar seu domínio de cada conhecimento. Ao responder de forma honesta as perguntas, é calculada a pontuação de seu nível de conhecimento nas melhores práticas de gestão.

A pontuação determinará também seu nível de competência profissional para gerir uma empresa ou mesmo um cargo de liderança.

Perguntas do teste

Entenda melhor cada uma das perguntas que compõem o teste na listagem a seguir:

1)  Qual necessidade humana ou problema seu negócio atende?

white and brown composite bow

Crédito: anniespratt

A primeira pergunta é: Você sabe qual necessidade humana está atendendo ou qual problema está solucionando com seu produto ou serviço? De zero a 10, o quanto está claro para você as necessidades do seu público alvo?

Essa parece uma pergunta simples, mas muitas pessoas não fazem ideia da real necessidade que estão atendendo. Sem uma visão clara dessa demanda, suas chances de sucesso no empreendedorismo são mínimas.

Levando em consideração que necessidades e problemas são dinâmicos e evoluem, a forma de atendê-los também deve evoluir constantemente. Fatores como avanços na tecnologia e mudança nos hábitos dos consumidores fazem com que sua empresa precise se reinventar frequentemente.

O empreendedor tradicional muitas vezes não aceita essas mudanças e continua insistindo em formas conhecidas para atender suas demandas. Com o passar do tempo, o mercado começa a se fechar para este empreendedor, abrindo espaço para abordagens mais modernas.

A crise do Coronavírus evidenciou, em muitos setores, a existência de formas mais modernas e ágeis de atender demandas. Com isso, o empreendedor tradicional se vê em desvantagem e corre para digitalizar sua empresa, buscando as oportunidades que perdeu.

Para responder à primeira pergunta do teste com segurança, é necessário avaliar: Você possui uma visão clara do tipo de necessidade e segmento em que está trabalhando? Está claro para você qual a melhor forma de suprir esta demanda?

2)          Nível de conhecimento e experiência no mercado

A segunda pergunta remete ao seu nível de conhecimento: De zero a dez, como você avalia o seu conhecimento e sua experiência no seu mercado?

Existem pessoas que possuem a vontade de empreender em determinado mercado, mas nunca trabalharam ou estudaram esse mesmo mercado. Essa é uma posição perigosíssima, pois não ter experiência reduz fortemente suas chances de sucesso.

Vamos supôr que você possui experiência básica e está atuando no setor pelos últimos um ou dois anos. Por ter um ritmo de aprendizado rápido, você se sente seguro em relação ao funcionamento desse mercado. Além disso, digamos que você conheça bem os fatores críticos para prosperar no setor.

Nesse caso, você poderia se atribuir uma nota mínima de 5 por já estar inserido no mercado alvo como empregado ou empregador.

Em uma outra hipótese, você já possui de 3 a 5 anos de experiência. Você já estudou bastante. Já entende como funciona a dinâmica de seu negócio. Conhece os fatores críticos de sucesso. Tem motivos para acreditar que pode entregar ou já está entregando um produto melhor do que a concorrência.

Nesse caso você pode se atribuir uma nota de 5 a 7 dependendo do sucesso e do alcance que esteja obtendo.

Em outro cenário, você já tem experiência entre 5 e 10 anos no setor. Domina a dinâmica do mercado e conhece os fatores críticos para o sucesso. Neste caso, sua nota será medida de acordo com os resultados que está alcançando na operação.

Se você já está empreendendo mas ainda não conseguiu fazer seu negócio alavancar e rentabilizar, sua nota estará entre 5 e 6.

Caso seu negócio tenha começado a crescer mas ainda não tenha uma boa rentabilidade, sua nota ficará entre 7 e 8.

Se o negócio está crescendo e lucrando, com bons índices de rentabilidade, você poderá se dar uma nota entre 8 e 9.

A nota 10 deve ser dada somente quando você já está com um negócio bem estabelecido. Ou seja, apenas caso sua empresa entregue um crescimento e rentabilidade muito superior às outras empresas do setor.

3)          O quanto você acredita que seu negócio possui uma vantagem competitiva?

Crédito: Unsplash.

De zero a dez, o quanto você e seu sócio estão confiantes que seu produto ou serviço possui uma vantagem competitiva? Seu atendimento à demanda ou solução de problema se destaca em relação à concorrência?

Nesta etapa, você deve avaliar com base em fatos o quanto sua empresa possui uma proposta de valor única. Além disso, você deve se perguntar o quanto seus clientes reconhecem esse diferencial e dão preferência na hora da compra.

Vantagem competitiva

Para lhe ajudar a responder, vamos relembrar alguns conceitos básicos sobre a vantagem competitiva. Uma vantagem competitiva é um diferencial que você possui e seus concorrentes não.

O primeiro tipo de vantagem competitiva é a de menor custo. Se a dinâmica do mercado permitir que empresas pratiquem preços semelhantes, quem tiver o menor custo terá maior lucro.

O segundo tipo de vantagem competitiva é o que chamamos de diferenciação. Isso ocorre quando sua empresa construiu um produto ou serviço com características únicas com relação aos concorrentes. Por exemplo, quando seu produto agrega muito mais valor por um custo semelhante ao da concorrência.

A vantagem competitiva em ambos os casos é variável, sendo fortemente influenciada pelo segmento e região de sua empresa. Existem muitas formas de criar vantagem competitiva, e sua empresa precisa encontrar a sua caso queira prosperar.

4)          Qual seu conhecimento sobre conceitos básicos de administração e gestão?

Você ou seu sócio possuem alguma experiência em administração de empresas? Você já estudou ou trabalhou administrando algum empreendimento de sucesso? Você se sente confortável em administrar todas as áreas de uma empresa? Incluindo as áreas de RH, Marketing, Vendas, Serviços, Operações, Compras, Logística, Tecnologia, Finanças e Governança?

Segundo o Sebrae, a 2ª maior causa para o fechamento de empresas é a falta de conhecimentos em gestão por parte dos empreendedores. Isso ocorre pois muitas vezes empreendedores e entusiastas da área subestimam a complexidade de uma administração de sucesso.

5)          O quanto você se sente habilitado para construir um plano de negócio estratégico?

Crédito: Unsplash.

Essa pergunta se complementa à anterior e comprovará seu nível de conhecimento geral dos conceitos básicos de uma boa administração. Ao responder essa pergunta, você deve ter uma visão clara do que é um plano de negócios e de toda sua abrangência.

Com isso, você pode refletir sobre seu nível de conhecimento em relação a:

  • Dinâmica do seu mercado
  • Competição do seu setor
  • Poder de barganha de seus clientes e fornecedores
  • De que maneira você poderá monitorar as ameaças de novos concorrentes
  • De que maneira você planeja implementar seu orçamento financeiro, contemplando informações como:
    • Todos os números de previsão de vendas (em unidades)
    • Os preços a serem praticados por produto
    • Os custos dos produtos e serviços
    • As despesas operacionais da empresa
    • O capital investido para cada fase de crescimento do negócio
    • O fluxo de caixa previsto
    • O tempo de retorno do investimento
    • A avaliação se o lucro gerado será suficiente para sustentar o negócio até seu ponto de equilíbrio

Segundo a Sebrae, a falta de um planejamento prévio é  a 1ª é a principal causa para o fracasso do empreendedor. Esta é uma das maiores causas para que novos negócios fechem as portas antes mesmo de ter a chance de prosperar.

6)          O quanto está claro para você o PROPÓSITO de sua empresa?

De zero a dez, respondendo com sinceridade: Está claro para você qual legado você quer deixar em seu mercado alvo?

Tenha em mente que empresas de sucesso devem ter um propósito bem definido antes de mesmo de iniciar sua operação. É importante lembrar, ainda, que este propósito principal não é o mesmo que propósito financeiro ou lucro esperado.

Toda empresa de sucesso tem o propósito de entregar algo único para seu público como fator em comum. Com este propósito, as empresas se diferenciam de seus concorrentes e podem prosperar.

O propósito é o que define qual será o legado que você pretende deixar no seu mercado e na humanidade. É aquilo que vem do coração no momento em que você decide encarar os riscos e começar seu próprio empreendimento.

7)          O quanto você acredita nas competências e no engajamento de sua equipe?

Crédito: Unsplash.

Empresas que tornaram gigantes em suas áreas apontam a competência da equipe inicial como um fator chave para o sucesso. Os sócios e os primeiros colaboradores contratados de forma correta são determinantes para o crescimento posterior.

Todos que já estão empreendendo ou pretendem empreender devem ter consciência da importância em se criar uma equipe com as pessoas certas. Profissionais que acreditem no projeto e tenham as competências certas são fundamentais para o sucesso da organização.

Por isso, atenção: Amigos e parentes sem as qualificações necessária devem ser evitadas a todo o custo. Isso pode não somente minar suas chances de sucesso, mas também causar conflitos desnecessários e romper relacionamentos.

No campo da administração de empresas, observamos o impacto da força da equipe nos resultados e crescimento das empresas. O termo utilizado para designar este impacto é o de Master Mind.

Este conceito indica que a junção das inteligências e mentes da equipe formam a capacidade da empresa como um todo – ou seja, a Mente Mestra. Com isto, observamos a importância de uma sinergia e alinhamento dos membros da equipe inicial.

8)          O quanto você é resiliente, resistente e persiste? E o quanto você acredita no seu negócio para suportar as baixas que ocorrerão até o sucesso?

Aqui, você deve se questionar o quanto você está preparado para suportar e superar os fracassos. Pergunte-se: Como você lida quando as coisas não vão conforme o esperado?

Como empreendedor, falhas e frustrações serão parte inevitável parte da sua jornada e saber lidar com ela será fundamental. Sem a resiliência necessária, as chances são de que você desista frente aos primeiros problemas sérios que sua empresa enfrentar.

No caso da gigante Google, o projeto inicial da empresa passou por diversas frustrações antes mesmo de começar as operações. Os fundadores da empresa foram rejeitados por mais de 300 investidores até encontrarem alguém que acreditasse no projeto.

Já para AirBnB, o projeto piloto passou por anos de rejeição antes de conseguir realmente engajar seus clientes. Em um exemplo de resiliência, os fundadores visitaram seus potenciais clientes em casa, convencendo-os a alugar seus imóveis na plataforma.

Sabemos que todas as pessoas possuem diferentes níveis de resistência a dor e fracassos. Você precisa descobrir o seu, e o quanto acredita na sua ideia para persistir nela mesmo nos momentos mais difíceis.

9)          O quanto você está financeiramente preparado para viabilizar seu projeto no prazo definido no plano de negócio?

Para responder, avalie sua disponibilidade para investir financeiramente em seu negócio, garantindo sua viabilidade por um determinado período de tempo. Todo futuro empreendedor de sucesso deve estar consciente da necessidade de uma reserva financeira para começar as operações.

Este fluxo de caixa, necessário para manter a empresa até seu equilíbrio, deve estar previsto em seu plano de negócio. Para começar a empreender efetivamente, será necessário viabilizar este caixa inicial através de capital próprio ou de terceiros. Lembrem que um bom projeto sempre terá pessoas para ajudar a financiar.

10)       O quanto você se sente capacitado para fazer o orçamento de sua empresa para o próximo 1 ano?

person holding white Samsung Galaxy Tab

A décima pergunta enfatiza a importância do planejamento prévio. Ao avaliar sua capacidade de construir um orçamento empresarial, você determinará também a solidez e concretude de sua ideia.

O orçamento é uma espécie de mapa dos principais pontos da empresa. Para ter um orçamento de sucesso, você deve ter uma visão clara de fatores como:

  • O volume de vendas previsto para o primeiro ano
  • Os preços que serão praticados
  • Os custos previstos para seus produtos e serviços
  • As despesas operacionais que serão praticadas

Com cada uma desta informações, você deixará clara a qualidade da estratégia elaborada para seu negócio. Além disso, o planejamento orçamentário irá evidenciar os pontos críticos para o seu negócio.

Se você respondeu bem à pergunta número 5, há grandes chances de que você também tenha uma boa nota aqui.

Mas esteja atento: Se você não foi bem na 5ª pergunta, a pergunta atual reforça sua necessidade de estudar mais profundamente seu negócio. Apenas desta forma será possível responder estas perguntas com tranquilidade.

Respondendo ao teste de aptidão do empreendedor de sucesso

Responder de forma sincera a essas 10 perguntas irá dar ao empreendedor a consciência do seu nível de conhecimento. Além disso, com elas é possível identificar o nível mínimo de conhecimento necessário para alcançar-se o sucesso no mundo empresarial.

O peso e distribuição das questões

Todas as questões são de extrema relevância para um empreendedor de sucesso. Entretanto, para dar um senso de prioridade aos estudos, podemos pontuar as perguntas de 1 a 5 como as mais críticas.

Isso ocorre pois as 5 primeiras perguntas do teste são diretamente relacionadas ao conhecimento sobre a dinâmica sobre seu negócio. Estes são os principais conhecimentos que determinarão se seu projeto irá viabilizar ou não.

Com base nessas informações, iremos dar peso 2 para as perguntas de 1 a 5. Para as perguntas de 6 a 10, o peso atribuído será 1.

Isso significa que as 5 primeiras perguntas valem aproximadamente 66,66% da nota total. As 5 últimas, por fim, valerão 33,33% da nota total.

Exemplificando

Por exemplo: Digamos que sua média geral nas 5 primeiras perguntas tenha sido 7. Precisamos então multiplicar 7 por 0,6666 (66,66%) e assim chegaremos a média final da primeira etapa: 4,66.

Seguindo o exemplo, suponhamos que sua média das 5 últimas perguntas seja 8. Neste caso, devemos multiplicar 8 por 0,3333 (33,33%) e assim chegaremos à média final da segunda etapa: 2,64.

Somando a média das duas etapas (4,66 + 2,64), chegamos na nota final: 7,33.

Entendeu como funciona? Então volte nas perguntas, responda-as honestamente e calcule sua nota.

Qual a nota mínima aceitável para abrir um negócio?

Crédito: Unsplash.

Bem, a resposta é: Depende. O teste irá dar uma visão dos conhecimentos e melhores práticas que qualquer empreendedor precisará dominar para viabilizar seu negócio. Aqui, entendemos “viabilizar” como “construir um crescimento e rentabilidade sem perder o seu investimento”.

Outro aspecto importante para efetivar o sucesso do negocio é a combinação desses conhecimentos técnicos e domínio do método com o talento do empreendedor em integrar esses conhecimentos e assim motivar e engajar a equipe, sem se esquecer da garra desse empreendedor em buscar o sucesso.

O principal objetivo do teste é informar e preparar o empreendedor para estudar e absorver os principais conhecimentos da administração da empresa, ou seja os princípios básicos da boa gestão de negócio. Conhecer e dominar esses conceitos permite aos empreendedores se protegem contra as principais causas de fracasso empresarial apontadas pelo Sebrae.

Quanto à nota mínima, podemos assegurar que qualquer nota abaixo de 5 indica que você não está preparado para empreender. Isso não deve ser um impeditivo, mas um incentivo para que você se dedique ainda mais aos estudos e prospere.

Para agilizar o processo, você deve encontrar um curso que tenha um método de ensino eficiente. Ou seja, você deve buscar um curso que ensine os conteúdos certos de forma prática, realmente focando no que importa.

Teste de aptidão do empreendedor de sucesso: Notas de 5 até 7

Se sua nota foi entre 5 e 7, você pode considerar que já possui um nível básico de conhecimento. Agora, você precisa complementar seus estudos com as principais técnicas e métodos usados por empresas de sucesso.

Para isso, você deve estudar as melhores práticas utilizadas em todas as áreas de uma empresa. Além disso, será necessário aprender como analisar a dinâmica do seu mercado para definir a melhor estratégia para seu negócio.

Teste de aptidão do empreendedor de sucesso: Notas de 7 até 8

Se sua nota está entre 7 e 8, você pode se considerar quase pronto para assegurar o uso das melhores práticas de gestão. Neste momento, você deve focar em refinar os conhecimentos que tenham tido notas mais baixas.

Volte ao questionário e observe quais perguntas foram mais difíceis de responder. Ao definir onde estão suas maiores dificuldades, crie um plano de ação para aprimorar estes conhecimentos que ainda faltam. Com isso, você poderá garantir a segurança do crescimento e rentabilidade do seu negócio.

Teste de aptidão do empreendedor de sucesso: Notas acima de 8

Agora, se sua nota final foi acima de 8, significa que você conhece os principais conceitos da gestão empresarial. Neste ponto, falta pouco para dominar todos os conceitos responsáveis pelo sucesso de qualquer investimento e projeto.

Notas acima de 8 caracterizam empreendedores preparados para liderar negócios com altas chances de sucesso. Isso porque o empreendedor domina os conceitos da boa gestão e aplica as melhores práticas.

Para estes empreendedores, recomendamos que sejam assistidos nossos vídeos no YouTube. Caso você esteja em busca de um conteúdo mais completo e direcionado, sugerimos nosso curso de Gestão de Empresas Exponenciais.

No curso, os conteúdos são abordados de forma prática e direcionada, proporcionando um método de ensino exclusivo e consagrado. Ter acesso a especialistas com um histórico de empresas de sucesso irá abrir seu olhar para conhecimentos críticos que ainda precisam ser aprimorados.

Concluindo

Qualquer pessoa pode se transformar em um administrador de empresas de sucesso. Basta conhecer e usar o método correto e eficaz de aprendizagem para aprender como administrar uma empresa de sucesso.

Este conteúdo te ajudou de alguma forma? Quer conhecer mais sobre o mundo dos negócios? Então conheça o canal do Youtube da Academia de Executivos, lá você terá acesso a uma série de vídeos didáticos, simples e com conteúdos fundamentais para o seu percurso profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *