Você sabe a diferença entre o propósito e a missão de uma empresa?
Você sabe a importância da definição das diretrizes estratégicas da sua empresa? Sabe quais são elas? Consegue diferenciar propósito de missão? Já definiu quais as metas e sonhos do seu empreendimento? E quais os valores que são difundidos e duradouros na sua empresa?
Nós da AE Consultoria esperamos contribuir para que você se torne um gestor de referência, referência dentro do seu mercado. Para que isso aconteça é fundamental que a sua empresa possua diretrizes estratégicas bem definidas. Além disso, é fundamental que essas estratégias sejam compartilhadas e difundas em seu negócio.
Mas afinal, o que são essas diretrizes estratégicas? Neste texto vamos defini-las e ajudar você a encontrá-las e desenvolvê-las. Você vai encontrar dicas importantíssimas que, combinadas com nossos outros ensinamentos, podem te levar ao sucesso!
Se interessou? Venha conosco aprender sobre propósito, missão, visão e valores de uma empresa e nunca mais os deixe de lado em seu empreendimento.
Diretrizes estratégicas: o que são?
Diretrizes estratégicas são um conjunto de táticas que toda empresa deve ter. Consiste em uma espécie de D.N.A da empresa, ou seja, o que a define profundamente. É a forma de sentir, pensar e agir da organização.
Esse D.N.A é elaborado pelos sócios, acionistas e gestores. A partir daí, é importante que as diretrizes estratégicas sejam compartilhadas com todo o time, parceiros, clientes, fornecedores e comunidade na qual a empresa está inserida.
Conheça agora mesmo a fórmula secreta pra administrar uma empresa com sucesso.
As diretrizes são basicamente divididas em 4 variáveis que servem como alicerces. Ou seja, são elas que sustentam o crescimento da empresa. As quatro diretrizes estratégicas são: propósito, missão, visão e valores. Vamos a elas!
1° Diretriz Estratégica: Propósito
O propósito é basicamente o porquê da empresa existir. Consiste na razão de ser do empreendimento. O escritor Peter Drucker afirma que partir de um propósito é a primeira lição que um negócio deve aprender com Organizações Sem Fins Lucrativos de sucesso.
Seu argumento é o de que empresas bem sucedidas não começam seu planejamento pensando no retorno financeiro. Pelo contrário, começam pensando na realização de um propósito. Os retornos financeiros serão naturalmente resultados dessas ações.
O verdadeiro propósito está naquilo que amamos fazer, naquilo que fazemos bem feito. E isso podem ser produtos, serviços ou ambos. Devemos trabalhar naquilo que ajuda a sociedade a ser melhor e, de sobra, ainda ajude a pagar as contas.
No passado, o propósito era chamado admissão. Entretanto, com a evolução da era digital e do mundo dos conceitos, as empresas adotaram o termo propósito para definir a razão de existir.
Podemos usar como exemplo a nossa Academia de Executivos. Nosso propósito é compartilhar as melhores práticas e conhecimentos privilegiados essenciais à gestão de sucesso. Acreditamos que devemos desafiar os padrões estabelecidos, pois apostamos em formas de pensar e aprender diferentes.
A forma que encontramos para desafiar esses padrões reside na crença de que todas as pessoas podem ter sucesso no mundo empresarial. Para isso, precisam aprender as melhores práticas e os melhores princípios da boa gestão. Isso permite que desenvolvam uma amplitude de pensamento que as leva a planejar e executar com qualidade.
Foi a partir desse propósito que nasceram os cursos que oferecemos. Cursos esses que ensinam os princípios essenciais de uma boa gestão. Princípios que desafiam o padrão dos cursos tradicionais de gestão. Foi assim que nos tornamos a melhor opção para o treinamento de pessoas que buscam sucesso na administração de empresas, especialmente para aquelas que têm pressa em aprender.
2° Diretriz Estratégica: Missão
Definido o propósito, é preciso definir com clareza qual é a missão da empresa. A missão é a descrição do produto ou serviço que é criado e desenvolvido. Essa criação deve buscar sempre solucionar um problema, uma dor, ou atender uma necessidade. É a partir do produto e serviço que o propósito da empresa é materializado.
Veja estas 10 ideias pra abrir um negócio de sucesso!
Alguns exemplos de definições para as missões de algumas grandes empresas de sucesso hoje no mundo:
Google: Organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.
Microsoft: Criar softwares que “empoderem” os usuários de computadores pessoais.
Cooperativas de crédito: Fornece produtos, serviços e consultoria financeira aos seus associados, que proporcionem conveniência, segurança, satisfação e excelentes resultados.
Uber: Dar acesso a transporte confiável para todas as pessoas, em todos os lugares do mundo.
Academia de Executivos: Contribuir com o aumento da longevidade das empresas através da educação das melhores práticas na gestão de negócio. Auxiliar para a criação de organizações com crescimento e desenvolvimento sustentável.
3° Diretriz Estratégica: Visão
Enquanto o propósito e a missão tem suas raízes no passado, em quando a empresa foi fundada, a visão tem a ver com a invenção do futuro. A visão é o sonho da empresa em se tornar a melhor naquilo que se propõe a fazer e no mercado em que atua. A visão explica o que a empresa pretende ser e o que quer realizar no futuro.
As visões de algumas grandes empresas de sucesso hoje no mundo:
Disney: Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças.
Academia de Executivos: Ser a escola que forma os melhores empreendedores e executivos do Século XXI.
WEG (empresa de motores industriais): Ser referência global em máquinas elétricas, com ampla linha de produtos, provendo soluções eficientes e completas.
Vale do Rio Doce: Ser a empresa de recursos naturais número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta.
4° Diretriz Estratégica: Valores
Com o propósito, missão e visão definidos é preciso que a empresa defina seus valores. Valores são aqueles que norteiam as ações e se resumem em padrões de comportamento institucional dentro da empresa. Os valores representam os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos funcionários e colaboradores. Além disso, devem estar na relação da empresa com seus clientes, com seus parceiros e fornecedores.
Você deve se perguntar: Se a sua empresa fosse uma pessoa, por quais atitudes ela deveria ser conhecida, lembrada e admirada? Essa lista de atitudes poderia servir como a lista de valores de seu negócio? Se não, refaça sua lista de atitudes. Os valores devem ser poucos, de 4 a 5, para que sejam percebidos. Os valores são aqueles que definem a cultura organizacional da empresa.
Exemplos de valores: simplicidade, paixão pelo cliente, empatia, criatividade, espírito inovador, respeito, trabalho em equipe, integridade, humildade, excelência.
Conheça agora mesmo as 3 principais características de um gestor de sucesso.
Concluindo
As diretrizes estratégicas são definidas inicialmente pelos sócios fundadores. Entretanto, o crescimento da empresa e a chegada de outros membros torna imprescindível que essas diretrizes sejam sempre revistas e reformuladas.
Essa revisão é feita em reuniões de planejamento estratégico. Nela, a primeira coisa a se fazer é definir junto com os membros da gestão da empresa, qual é o propósito, a missão, a visão e os valores da empresa.
Cada executivo deve refletir e escrever seu próprio conceito sobre cada uma das diretrizes. Depois, em trabalho de equipe, compartilhar com os demais e buscar um consenso. Essa reunião é fundamental para elaboração do pensamento estratégico da empresa, lançando mão de brainstorm, compartilhamento de ideias, sugestões e críticas.
Infelizmente, muitas empresas, por influência de consultores externos, acabam definindo suas diretrizes por uma questão de modismo. Pensam: já que todo mundo tem, também vou ter. Assim, pintam em suas paredes diretrizes que não condizem com a realidade da organização.
A consequência disso é que a empresa passa a comunicar um propósito que ninguém acredita, missão e visão similares aos dos concorrentes e valores que a maioria de seus integrantes não comungam. Isso é perigosíssimo para o empreendimento.
Cuide para que o que estiver em sua parede e nos murais da empresa seja realmente condizente com as formas de sentir, pensar e agir do seu negócio. Isso é fundamental para que colaboradores, clientes e fornecedores acreditem nas diretrizes estratégicas e as pratiquem em conjunto.
Definir as diretrizes estratégicas ajuda também a definir as principais competências que a empresa precisa ter e desenvolver para se destacar e assim se tornar líder em seu mercado. Propósito, missão, visão e valores são alicerces fundamentais e você não pode deixar de definir os seus!
E você, pronto para colocar em prática a definição de suas diretrizes estratégicas?
Este texto te ajudou de alguma forma? Tem interesse em empreendedorismo, empresas e negócios? Então conheça o canal da Academia de Executivos! Lá você terá acesso a uma série de vídeos didáticos, simples e com conteúdos fundamentais para o seu percurso profissional.
Não conhecia a AE, muito importante e fundamental !!!!