Zara descentraliza decisões sobre estoque, vitrines e designs com sistema próprio de dados

Zara descentraliza decisões sobre estoque, vitrines e designs com sistema próprio de dados

Enquanto muitas marcas europeias terceirizam a produção para a Ásia, a Inditex fabrica a maior parte de suas roupas na Espanha ou perto dela

Por Dow Jones — Londres

18/08/2023

A Zara está se tornando mais local, dando aos gerentes de loja controle sobre o estoque, vitrines e designs de suas lojas. A estratégia depende muito de seu sistema próprio de dados e da disposição de quebrar a prática padrão da cadeia de moda de tomar decisões centralizadas em nome das lojas.

Por meio de um sistema que a empresa chama de lojas espelho, cada Zara está conectada digitalmente a outras localizações comparáveis desde 2022. Os gerentes podem ver seus próprios dados de vendas e os de outros, estabelecer uma referência para o desempenho de sua loja, bem como um método para comparar os comportamentos do consumidor, e mudar rapidamente para exibir camisetas em vez de regatas ou blazers sobre cardigãs.

O investimento da Zara em sua tecnologia própria, concebida em 2018, faz parte da estratégia da controladora Inditex de ficar à frente de rivais da chamada “fast fashion”, como a H&M. O conhecimento dos gerentes sobre suas lojas e estoque também ajuda a empresa a funcionar como uma grande empresa de comércio eletrônico, atendendo a pedidos de lojas e depósitos.

A Zara ultrapassou a H&M em crescimento de receita, embora estivessem lado a lado em 2016. No ano passado, as vendas da Inditex de 32,6 bilhões de euros foram 60% maiores que as da H&M, enquanto seu lucro de 4,15 bilhões de euros excedeu os lucros da cadeia sueca nos últimos quatro anos combinados.

A Zara abriu sua primeira loja no noroeste da Espanha em 1975, e a marca tinha 1.885 lojas em 94 mercados no início de 2023. Enquanto muitas marcas europeias terceirizam a produção para a Ásia, a Inditex fabrica a maior parte de suas roupas na Espanha ou perto dela, reduzindo o tempo que os novos designs levam para ir da prancheta ao chão de fábrica. A H&M e alguns outros agora dizem que também querem devolver parte de sua produção para a Europa.

Enquanto muitos outros varejistas tentam prever as tendências do próximo ano e encomendar estoque de fornecedores com seis a nove meses de antecedência, a Zara observa as tendências se desenvolverem e pode colocar novos designs em suas prateleiras em semanas.

Não faz sentido manter os dados comerciais trancados na sede quando os funcionários das lojas podem usá-los para maximizar as vendas, disse o diretor-presidente da Inditex, Óscar García Maceiras. Ele disse que o sistema espelho foi desenvolvido em resposta aos gerentes que solicitavam acesso a mais dados para ajudá-los a supervisionar suas lojas, creditando os gerentes como o ingrediente chave para o sucesso da Zara. “Um gerente de loja é o diretor-presidente de sua loja. Temos 5.800 presidentes em todo o mundo”, disse García, referindo-se a todas as marcas da Zara, controladora da Inditex. “Eles são cruciais.”

Gostou desse conteúdo? Então leia também esse outro post sobre Inteligência Artificial e a Indústria de Vestuário: Como a IA e os algoritmos estão revolucionando a indústria do vestuário?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *