O FIM DO CELULAR
As novidades no mundo tecnológico evoluem mais rápido do que imaginamos. Os “gurus” tecnológicos e designers do futuro afirmam que carregar celular para se comunicar, assistir videos, receber emails, etc. deve ser um hábito que desaparecerá em um futuro próximo. Com a descoberta do poder da voz e da fala pelo mundo digital, o verbo digitar deve ser substituído pelo falar. Dispositivos como os assistentes SIRI(Apple), Alexa(Amazon), Cortana (Microsoft) e Google Assitente representam a prova dessa tendencia que, mais uma vez, irá mudar nossos hábitos.
No grande evento iPhone X da Apple no início deste mês um dos maiores anúncios no evento não era o iPhone mais novo, mas a conexão de dados celulares na próxima geração do Apple Watch. A conexão celular é evidência de que estamos nos afastando do iPhone como o dispositivo mais importante em nossas vidas digitais.
“Eu acho que eventualmente todos os smartwatches vão ter algum tipo de conexão celular. Você vai querer a capacidade de estar sempre conectado e não se preocupar se você esta conectado a um iPhone ou a uma rede Wi-Fi. Eu acho que eventualmente você chegará ao ponto em que o Apple Watch é completamente independente do iPhone “, disse Neil Cybart, fundador da Above Avalon, especialista digital. “Não vejo o smartphone permanecer como um meio de “hub” na nossa vida digital ou tecnológica”.No lançamento do novo Iphone X e Iphone 8 uma das sensações foi o smatwatche Apple Watche
Especilaista veem os smartphones indo em direção ao que foi a TV. A maioria dos consumidores ainda possui um, mas a ênfase se afastará disso. As televisões são vistas mais como acessórios nos dias de hoje, um lugar para assistir conteúdo móvel em uma tela maior quando é conveniente
Outro objeto que tem o foco dos designers do futuro é o ÓCULOS. O Facebook está trabalhando duro nos avanços técnicos necessários para criar óculos inteligentes futuristas que podem permitir que você veja objetos virtuais no mundo real.
Um pedido de patente para uma “exibição de guia de ondas com scanner bidimensional” foi publicado na quinta-feira por três membros da divisão de pesquisa avançada da subsidiária de realidade virtual do Facebook, Oculus.
A exibição “pode aumentar as visualizações de um ambiente físico, real-mundo com elementos gerados por computador” e “pode ser incluída no uso de um olho que inclua uma moldura e uma montagem de exibição que apresente mídia para os olhos de um usuário”, de acordo com o pedido de patente.
O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, chamou de realidade virtual e aumentada, a próxima grande plataforma de computação, capaz de substituir smartphones e PCs tradicionais. O Facebook comprou a Oculus por US $ 2 bilhões em 2014 e planeja gastar mais bilhões no desenvolvimento da tecnologia.
Microsoft AR patente de óculos Facebook / USPTO
Os óculos inteligentes que estão sendo desenvolvidos pela Oculus usarão uma tela de guia de onda para projetar luz nos olhos do usuário, em vez de uma exibição mais tradicional, de acordo com a patente de quinta-feira. Os óculos inteligentes poderão exibir imagens, vídeos e trabalhar com alto-falantes ou fones de ouvido conectados para reproduzir áudio quando usados.O Facebook recusou-se a comentar a patente.
Ao usar a tecnologia de guia de ondas, o Facebook está tomando uma abordagem semelhante ao fone de ouvido HoloLens AR da Microsoft e os óculos misteriosos que estão sendo desenvolvidos pela inicialização do Magic Leap com suporte para o Google.
Um dos autores da patente de fato, liderou o cientista óptico da Oculus, Pasi Saarikko, que se juntou ao Facebook em 2015 depois de liderar o design óptico da HoloLens na Microsoft.
Embora o trabalho esteja claramente sendo feito agora na tecnologia subjacente para os óculos inteligentes do Facebook, não espere ver o dispositivo em breve. Michael Abrash, cientista-chefe da Oculus, disse recentemente que os óculos AR não começarão a substituir os smartphones até 2022.
“De 20 a 30 anos, eu prevejo que, em vez de transportar smartphones elegantes em todos os lugares, usaremos óculos elegantes”, disse ele na conferência de desenvolvedores do Facebook no início deste ano. “Esses óculos oferecerão VR, AR e tudo no meio, e nós os usaremos o dia todo”.
fonte- Alex Heath e Seth Archer- Business Insider